A seguir, veja todos os detalhes sobre as eleições do Congresso de MS
A bancada de Mato Grosso do Sul (MS) no Congresso Nacional deve apoiar, de forma unânime, as eleições de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado e de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a liderança da Câmara dos Deputados. Portanto, as eleições para esses cargos estão agendadas para os dias 1º e 3 de fevereiro, respectivamente, e os eleitos terão mandatos de dois anos.
As senadoras Soraya Tronick (Podemos) e Tereza Cristina (PP), além do senador Nelsinho Trad (PSD), representam Mato Grosso do Sul no Senado. Embora a senadora Soraya Tronick tenha considerado se lançar como candidata à presidência do Senado, ela optou por apoiar Davi Alcolumbre, que já exerceu o cargo em 2021.
Bancada de MS deve apoiar Alcolumbre e Hugo Motta nas eleições do Congresso, veja mais detalhes a seguir
Alcolumbre conta com o apoio de uma ampla coalizão de partidos, incluindo PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT, PSB e União Brasil, totalizando 69 votos. Desse modo, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também é um de seus aliados. A saber, o principal concorrente de Alcolumbre é o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que tem o respaldo exclusivo de seu partido.
Liderança da Câmara dos Deputados deverá ser de Hugo Motta
Hugo Motta deve assumir a liderança na Câmara dos Deputados. Que também tem o apoio de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e de 18 partidos, o que lhe confere um potencial de 495 votos. Contudo, seu único adversário na disputa é o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que conta com o apoio de seu próprio partido.
Por fim, a bancada sul-mato-grossense na Câmara é composta pelos deputados Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira (PSDB), Camila Jara e Vander Loubet (PT), Luiz Ovando (PP), Rodolfo Nogueira e Marcos Polon (PL).
Fonte: Alems- Câmara-MS