Avanço do setor agropecuário de MS se destaca na Dinapec 2025
Na abertura da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária), o governador Eduardo Riedel destacou o avanço do setor agropecuário de MS com uso de tecnologia, assim como a ciência e a pesquisa em sintonia com a consciência ambiental. A solenidade realizou-se (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
“Temos aqui no Estado uma rede de ciência e tecnologia na produção, que nos dá muita tranquilidade para seguir adiante, com sistemas cada vez mais eficientes. Construímos uma agenda absolutamente contemporânea, inclusive com a otimização do balanço de carbono dentro dos nossos sistemas produtivos”, afirmou o governador.
Riedel ressaltou que existe no Estado uma linha de trabalho que junta a competência dos produtores e políticas públicas. Além disso, o uso da tecnologia no campo faz diferença. “Produzimos bem, produzimos muito, com absoluta consciência ambiental. Dessa forma, estamos inseridos na principal agenda global, que é a segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade, com um grande ativo em nossas mãos”, completou.
A Dinapec começou (24) e segue até dia 26 de março. Nesse sentido, a feira tecnológica bienal da Embrapa tem como objetivo levar aos produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne, os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, assim como tecnologias, conhecimentos e por fim, serviços.
Fórum Pré-Cop 30
Neste ano está inserido em sua programação o primeiro Fórum Pré-COP 30, abordando a “Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil”. Esta discussão ocorre no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, enquanto a feira segue em uma área de 30 hectares na Embrapa Gado de Corte.
“Idealizamos uma programação diferente da nossa tradicional Dinapec. Logo, acrescentamos este fórum (Pré-COP 30) já no primeiro dia, tendo como tema a pecuária como parte da solução. Depois continuaremos nossas atividades nos próximos dias na sede da Embrapa. Nesse sentido, nosso objetivo é colocar à disposição dos participantes os mais recentes resultados de pesquisa, inovação, tecnologias e novos conhecimentos”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.
O evento é realizado pela Embrapa. A co-realização é do Governo do Estado, por intermédio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). “Excelente oportunidade para atualização de conhecimento técnico, ampliação de redes de negócios. Nada disto poderia sequer ter planejamento, não fosse a prontidão do Governo do Estado em aprovar nossa proposta”, descreveu Nascimento.
Mato Grosso do Sul sai na frente
O superintendente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, citou que Mato Grosso do Sul é destaque no setor. “MS sai na frente em muitas vertentes atuais, sendo uma realidade no Brasil. Temos que firmar uma posição da pecuária brasileira no mundo, que é respaldada na ciência e tecnologia, fazendo parte da nossa economia, com sustentabilidade”.
Durante a abertura do evento foi assinado entre as instituições um convênio. O documento reforça a cooperação técnica e compromisso com a inovação do setor (agropecuário). Além disso, houve a apresentação de um aplicativo para exames andrológicos de bovinos, que é crucial para qualidade do rebanho. Por fim, a nova ferramenta poderá se adequar às demais espécies, sendo uma contribuição singular à pecuária nacional.
Fonte: A. Not. Gov. MS