O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social
Durante a roda de conversas dúvidas sobre o tema de Autismo foram levantadas na Escola Municipal de Naviraí com a Psicóloga, que destacou o papel fundamental da escola na missão de acolher e interagir com os alunos autistas.
Por isso, a Escola Professor Luiz Carlos Mantuan extensão da Escola Milton Dias Porto – promoveu (31/3), uma roda de conversas que envolveu a direção, coordenação, professores e a comunidade escolar onde o tema foi “Saúde
Mental na Infância: Prevenção e intervenção”, tendo como palestrante a Psicóloga Larissa Dalzotto. Então, o evento organizado em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste domingo, dia 2 de abril.
Dessa forma, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento que costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade.
Sendo assim, a psicóloga ressaltou que pessoas que apenas apresentam uma forma diferente de agir e encarar o mundo, e acolhidas e compreendidas como o Autismo falado na Escola de Naviraí.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Na Rede Municipal de Ensino de Naviraí a inclusão é realidade, tendo atualmente 94 alunos autistas que atendidos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Mas, cada um conta com professor especialista contratado especificamente para auxiliá-lo, orientá-lo e fazer as adequações necessárias.
Os alunos autistas recebem visitas domiciliares de Psicóloga, Psicopedagogo e Assistente Social e contam com atendimento no contraturno em salas de recursos multifuncionais montadas no NUESI (Núcleo de Educação Especial e Inclusiva).
Dessa forma, que criado em 2021 pela atual gestão da Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Educação, com objetivo de atender da melhor forma possível a demanda do autismo.
Fonte: pm naviraí