Oportunidade para unir esforços que direcionem Mato Grosso do Sul e o Brasil a um futuro com mais saúde e sustentabilidade.
Nesta segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a deputada estadual Gleice Jane (PT) fará uma audiência pública sobre os “Caminhos para uma alimentação saudável e sustentável”.
Dessa forma, o evento terá início às 13h, no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Para a parlamentar, a necessidade de promover uma alimentação saudável para todas e todos tornou-se imprescindível. Especialmente com o crescimento das doenças crônicas, a maioria relacionadas à dieta no Brasil e no Mato Grosso do Sul.
Ao mesmo tempo, há ocorrência de problemas alimentares, como intolerâncias e alergias, precisa ser analisada de forma aprofundada.
Dessa maneira, a questão debatida frequentemente nas escutas do mandato junto aos movimentos sociais e na Audiência pública de alternativas na alimentação mais sustentáveis.
“Quais foram os problemas de saúde que a população passou a desenvolver nos últimos anos?”, questiona a deputada, sobre as preocupações com a saúde humana. Mas, dentre os pontos de atenção, ela questiona qual seria a interferência do uso de agrotóxicos na saúde das pessoas.
No último mês, ela trouxe a público essa preocupante temática ambiental e de saúde pública. Particularmente, ao abordar os resultados de uma pesquisa conduzida pela Embrapa Agropecuária Oeste, que analisou os níveis de poluição no Rio Dourados, devido à presença de agrotóxicos.
Segundo o relatório, a pesquisa considerou 46 agrotóxicos dos mais utilizados em MS, dos quais 33 foram encontrados nas águas do rio Dourados.
Audiência pública alternativas alimentação
Para a deputada Gleice, em um estado de destaque na agropecuária, como Mato Grosso do Sul, é imperativo que haja atenção ao equilíbrio entre a produção de alimentos saudáveis aliados à sustentabilidade.
“A audiência pública com o tema ‘Dia Mundial da Alimentação: Caminhos para uma Alimentação Saudável e Sustentável’ é uma oportunidade única para unir esforços, para compartilhar conhecimento e estabelecer políticas públicas. A fim de que direcionem Mato Grosso do Sul, e o Brasil, para um futuro onde a saúde e a sustentabilidade caminhem juntas”, enfatizou a deputada estadual.
Quintais produtivos
A discussão sobre alimentação saudável e fortalecimento da agricultura familiar tem prioridade também no Governo Federal, que nesta semana lançou o Programa Quintais Produtivos.
Visando segurança alimentar e autonomia das mulheres, a iniciativa tem o objetivo de apoiar os quintais produtivos com fomento, assistência técnica, cisternas e comercialização. Do mesmo modo, pretende-se assistir a produção agrícola de mulheres do campo, das águas, das flores e das cidades, gerando emprego e renda.
A meta é que até 2026 tenha-se 90 mil quintais produtivos em todo o país. Na etapa inicial está prevista a criação de 10 mil. A proposta beneficia milhares de mulheres por meio de acesso a recursos, equipamentos e ferramentas essenciais para montar e cuidar dos quintais. Desta forma, haverá investimentos de R$ 20 milhões para apoio a projetos que irão atender cerca de 2 mil mulheres.
O Programa busca melhorar a vida das pessoas. Similarmente, pretende garantir que o Brasil produza diversos alimentos in natura, como arroz, feijão, vegetais, frutas, dentre outros. Similarmente, tem o intuito de atuar no combate às mudanças climáticas e à fome. Essas questões, de acordo com dados do Governo Federal, já acomete 29,9% da população da região Centro-Oeste.
Sendo assim, o lançamento dessa importante política pública atende ainda a uma das demandas que levamos a Brasília, ao lado de ativistas e trabalhadoras rurais, durante a 7ª edição da Marcha das Margaridas, realizada em agosto de 2023.
Fonte: gov.ms