Agraer e INSS levam atendimento previdenciário a agricultores de Corumbá
O projeto “Agraer em Ação” oferece atendimento previdenciário gratuito a agricultores de Corumbá, das 8h às 16h, em diversas comunidades do município. O projeto, que é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai até hoje (16).
Com o objetivo de aproximar o poder público das famílias do campo, o projeto utiliza uma van itinerante equipada e dessa forma, presta suporte técnico da Agraer, assim como atendimento especializado do INSS.
Serviços
Entre os serviços oferecidos estão aposentadoria rural, bem como salário-maternidade e auxílio por incapacidade temporária. Também são oferecidos pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, há emissão de extratos e consultas previdenciárias. Outros serviços incluem a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e por fim, orientações sobre o Crédito Rural (Pronaf).
A programação de hoje (16) segue no Centro de Corumbá.
De acordo com a assistente social da Agraer e coordenadora do projeto, Yaíza Baís, a iniciativa tem gerado impacto direto na vida de muitas famílias. “O Agraer em Ação vem facilitando o acesso da população rural a serviços essenciais. Ou seja, muitos agricultores e agricultoras familiares que atendemos não sabiam que tinham direito, por exemplo, à aposentadoria ou ao salário-maternidade. Como moram longe da cidade ou estão ocupados com as atividades da roça, acabam ficando de fora dos serviços públicos. Esse projeto aproxima o poder público de quem realmente precisa”, destacou.
Antes de Corumbá, o projeto já passou por Sidrolândia, Corguinho, Ribas do Rio Pardo e Terenos, com resultados expressivos, como concessões de aposentadorias rurais e benefícios que melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores do campo.
Com ações como esta, a Agraer reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e produtivo do meio rural, garantindo que políticas públicas alcancem quem está na base da produção de alimentos e do sustento do país.
Fonte: Semadesc-MS