Arte circense e cultura popular em Campo Grande
Quando a praça vira palco! A Cia Pisando Alto dá continuidade ao projeto “Minha Praça é um Circo” com a apresentação do espetáculo de arte circense “Fragmentada”, neste sábado (4), às 19 horas, na Praça do Leão em Campo Grande. O projeto está sendo realizado com o incentivo da Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Potencial transformador da arte circense
O projeto “Minha Praça é um Circo” nasceu a partir de apresentações realizadas pela Cia Pisando Alto, no início deste ano, na praça do Leão. Fran Corona, uma das idealizadoras da companhia, conta que a receptividade e o engajamento da comunidade demonstraram o potencial transformador da arte circense nesse território, gerando um forte pedido por mais atividades culturais no local. Assim, nasceu o projeto “Minha praça é um circo”, buscando democratizar o acesso à cultura, fortalecer o vínculo da população com a arte circense e valorizar os espaços públicos como locais de encontro, convivência e fruição artística.
Fran Corona e Moreno Mourão apresentam o espetáculo “Fragmentada”
No espetáculo “Fragmentada”, fragmentos de pensamentos e cenas de uma vida emergem, assim como aflições, desejos, revoltas e sonhos. Eles estão ancorados nas alturas e apertados em pequenos espaços onde não cabe tudo o que se pode ser.
Esses fragmentos expressam um sentimento de impotência perante a barbárie que chamamos de mundo. Pergunta-se: por que você vive? Eu vivo porque eu sonho. Contudo, sonho quando tenho tempo e espaço para descansar. Sonhar é resistir e ousar imaginar o que a realidade nos poda. Sonhando, cesso guerras, floreio o mundo e invento a revolução. Como diz Trícia Hersey “descanse, sonhe, resista, imagine”.
Programação vai até dezembro!
Ao todo, o projeto conta com quatro apresentações circenses abertas ao público, de setembro até dezembro. Assim, apresentações ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês. Logo após a apresentação de outubro, a programação segue no dia 1º de novembro com o espetáculo “Em busca do Japuka”, da trupe Japuka de Dourados. Em seguida, no dia 6 de dezembro, a Cia Pisando Alto, com artistas convidados, apresenta “Farofa com Pequi”.
O projeto conta com intérprete de Libras em todas as apresentações e rodas de conversa, garantindo assim a inclusão das pessoas nas atividades culturais. A praça do Leão, local das ações, dispõe de rampas de acesso, bem como piso tátil e assentos de concreto, elementos sobretudo fundamentais para a mobilidade com segurança e autonomia. Além disso, serão disponibilizadas cadeiras para grupos prioritários.
Serviço:
Por fim, o projeto “Minha Praça é um Circo”, da Cia Pisando Alto, acontece neste sábado (4), às 19 horas, com a apresentação gratuita do espetáculo circense “Fragmentada”, na praça do Leão (rua Marquês de Leão, esquina com a rua Tabaúna, no parque Novos Estados). Em caso de chuva, a apresentação será remarcada e assim, a nova data será divulgada no Instagram do grupo. Mais informações pelo telefone/whatsapp (67) 99169-0788 e pelo Instagram @pisando.alto.
Realização:
Cia Pisando Alto.
Investimento:
Fundac/Prefeitura de Campo Grande.
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ministério da Cultura/Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Apoio cultural: Fecomércio MS – Sistema Comércio/Sesc.
Fonte: Sesc-MS