Há reclamações de empresas de que os alertas estão causando graves faltas de pessoal e afetando os serviços
Mais de 600.000 pessoas usando o aplicativo NHS Covid-19 na Inglaterra e no País de Gales receberam alertas de auto-isolamento na semana entre 8 e 15/7. Os dados mostram que 618.903 alertas foram enviados. Trata-se de um aumento de 17% em relação à semana anterior.
Há reclamações de empresas de que os alertas estão causando graves faltas de pessoal e afetando os serviços. No entanto, alguns funcionários-chave totalmente vacinados estarão isentos de auto-isolamento se forem detectados pelo aplicativo como um contato próximo de um caso positivo.
O secretário de negócios, Kwasi Kwarteng, disse que uma lista “muito estreita” de empregos seria divulgada hoje. Auto-isolamento para todas as pessoas totalmente vacinadas detectadas pelo aplicativo, pois os contatos próximos serão cancelados até 16 de agosto, embora haja pedidos para que esse prazo seja antecipado.
Monitoramento
O alerta do aplicativo é apenas consultivo e não é obrigatório por lei, ao contrário de um telefonema da equipe de Teste e Rastreamento.
“Se você receber um ping, deve isolar-se. Sei que isso representa desafios e estamos vendo relatos de escassez que estamos monitorando, mas as regras são claras e acho que devem ser seguidas”, disse Kwarteng ao Programa Hoje na BBC Radio 4.
Os últimos dados do governo mostram que há mais 44.104 casos diários de coronavírus no Reino Unido, com 73 mortes relacionadas ao coronavírus.
O primeiro-ministro Boris Johnson alertou que os casos podem aumentar ainda mais esta semana, já que a maioria das restrições legais terminou na Inglaterra.
Seu porta-voz disse que o aplicativo estava fazendo “o que foi projetado para fazer”.
“Estamos cientes do impacto em algumas indústrias e serviços e trabalhando em estreita colaboração com eles, especialmente alimentos e supermercados … temos uma cadeia de abastecimento de alimentos robusta e resiliente.”
Islândia
Mas os supermercados alertaram que podem haver escassez de produtos devido ao auto-isolamento do pessoal. A Co-op disse que “alguns produtos estão acabando”, enquanto a Islândia disse que as lojas podem ter que ser fechadas.
No entanto, a Islândia pediu aos consumidores que não entrassem em pânico com a compra, dizendo que não era necessário. Enquanto isso, dezenas de conselhos suspenderam as coletas de lixo devido à falta de funcionários do isolamento e a fornecedora de combustível BP fechou temporariamente “um punhado de locais” devido às ausências de funcionários da Covid.