No momento, você está visualizando GLITTER POLÊMICO: Anvisa alerta sobre o uso de pós decorativos nos alimentos
Anvisa fez alerta sobre o uso de pós decorativos nos alimentos, após criador de conteúdo ter encontrado um glitter para bolo feito 100% de material plástico. Foto: Freepik

GLITTER POLÊMICO: Anvisa alerta sobre o uso de pós decorativos nos alimentos

Ontem (21), a Anvisa alertou que ninguém pode usar pós decorativos em alimentos, sejam eles preparados ou industrializados

A Anvisa alertou, (21), que os pós decorativos não estão autorizados para uso na composição de alimentos, sejam preparados ou industrializados. O assunto viralizou nas redes sociais depois que o criador de conteúdo Dario Centurione, do Almanaque SOS, relatou ter encontrado um glitter para bolo feito 100% de material plástico.

Desse modo, a Anvisa permite usar pó decorativo ou glitter com “PP micronizado” apenas em objetos decorativos não comestíveis, como cenários para festas temáticas. Sendo assim, para colorir bolos, doces e produtos similares, os fabricantes devem utilizar apenas ingredientes e aditivos alimentares autorizados pela Anvisa, incluindo corantes e outros itens que alteram cor, textura e sabor.

A Anvisa explicou: “A agência autoriza o uso somente após avaliar a segurança para o consumo da população”. A agência acrescentou que alguns materiais que entram em contato com alimentos, como embalagens ou utensílios, só podem usar plásticos, e que ela avalia o produto e determina os riscos de emissão das embalagens migrarem para os alimentos, mesmo nesses casos.

Fonte: olhar digital