No momento, você está visualizando ANO NOVO: Entenda por que se comem uvas na celebração da virada do ano
Tradição de comer uvas no Ano Novo começou na Espanha e chegou até o Brasil. Foto: Freepik

ANO NOVO: Entenda por que se comem uvas na celebração da virada do ano

De acordo com a tradição, comer doze uvas à meia-noite dá ao novo ano boa sorte e prosperidade

Em muitos países e culturas, rituais tradicionais são realizados na noite de Réveillon para encerrar um ano e começar o próximo com um novo espírito. Na Espanha, a tradição é feita logo no final do dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novocomer 12 uvas à meia-noite.

Embora essa tradição de Ano Novo tenha se espalhado por muitas partes do mundo, como no Brasil, o costume de começar o ano comendo 12 uvas ao som das badaladas da meia-noite começou na Espanha. De acordo com a tradição, cada uva representa um desejo para cada um dos meses do ano seguinte. Também se despede do ano que está terminando com as 12 badaladas na Real Casa de Correos, na Puerta del Sol, na capital espanhola, Madri.

Tradições curiosas semelhantes em outros países europeus incluem os dinamarqueses quebrando pratos e os italianos comendo lentilhas. Outro costume que foi também incorporado pelos brasileiros, muito provavelmente pela influência dos imigrantes.

Embora a tradição de comer uvas tenha começado na Espanha, esse é um costume que se espalhou por lugares como Portugal e diversos países da América Latina. Como o Brasil.

A tradição das uvas da sorte

 diferentes explicações para esse costumeUma das teorias que acompanham  as uvas de Ano Novo remete as origens desse costume a 1909. Naquele ano, houve uma safra muito boa de uvas e os produtores decidiram dar ao produto uma saída melho. Vendendo-o como “uvas da sorte” em embalagens preparadas com doze uvas, simbolizando os doze meses do ano.

Com o passar dos anos, a tradição foi se aprimorando. Hoje, muitas pessoas dizem que as uvas simbolizam a abundância e que, toda vez que você come umaprecisa fazer um pedido. No total, são 12 desejos.

No entanto, os jornais espanhóis de 1882 já mencionavam essa tradição, portanto, é provável que o excedente de uvas de 1909 tenha sido apenas mais um impulso para uma tradição que já estava se formando. Isso nos leva a outra teoria, que afirma que tudo começou em 1882, época em que a classe burguesa costumava beber champanhee comer uvas durante o jantar de Ano Novo.

Um grupo de madrilenhos decidiu ironizar essa tradição indo até a praça Puerta del Sol para comer uvas acompanhadas pelo som dos sinos

Essa ação de revolta contra a distinção de classe no período que antecedeu o Natal levou várias pessoas a se reunirem para comer uvas. Desse modo, zombando do costume aristocrático.

Entre os arquivos de jornais, em 2 de janeiro de 1894, o periódico El Siglo Futuro incluiu um artigo intitulado “Las uvas bienhechoras” (“As uvas boas”, em tradução livre), no qual falava desse costume. No mesmo dia, o jornal El Correo Militar publicou: “O eterno costume de comer uvas ao soar a primeira badalada do dia reuniu um número infinito de famílias em um colóquio fraterno, e todas gritaram em coro: Mais um ano!”

As publicações da época mostram que a tradição despertou tanto interesse que, já em 1903, as pessoas também consumiam uvas em Tenerife. E a prática se espalhou gradualmente pelo resto da Espanha. Em 1907, a imprensa reclamou que o consumo de uvas havia se enraizado tão profundamente na sociedade quando as classes mais baixas zombavam dele nos primeiros anos.

Por que as uvas se tornaram tradição no fim de ano?

A uva é uma fruta tradicionalmente associada à boa sorte e à positividade ou espiritualidade, portanto, colocar 12 uvas para comer no início do ano era um símbolo de boa sorte no Ano Novo. Além disso, era uma fruta barata, da qual muitas vezes havia um excedente nas colheitas.

Além das uvas na Espanha, outros países também têm tradições relacionadas a alimentos típicos. No início do ano na Grécia, por exemplo, um grande bolo é assado com uma moeda de ouro ou prata que trará sorte para o futuro de quem a encontrar em seu prato. Algo semelhante à nossa estatueta Roscón de Reyes. Na Itália, as pessoas comem lentilhas cozidas após as badaladas para atrair sorte.

Mais tradições da véspera de Ano Novo

Como vimos, há vários ritos e tradições para dar as boas-vindas ao Ano Novo com o pé direito, mesmo que o ano não comece no mesmo dia em todo o mundo. Muitas pessoas definem novas metas e buscam realizar seus desejos no próximo ano.”

Para atrair boa sorte, é comum usar roupas íntimas vermelhas, um costume que se acredita vir da China e do Vietnã. Onde usar roupas íntimas vermelhas ou amarelas atrai boas energias. Por outro lado, usar dinheiro no sapato ou lavar as mãos com champanhe e açúcar, de acordo com a tradição, atrai prosperidade econômica.

Se uma de suas metas for viajar mais, a tradição recomenda tirar as malas de dentro de casa e deixá-las do lado de fora da porta da frente para atrair esse desejo. Para quem busca o amor, o costume mais difundido orienta acender velas brancas, vermelhas e verdes e mantê-las acesas até que se consumam. Assim, as pessoas iniciam uma nova rodada do sol com humor positivo e aproveitam o melhor do ano anterior.

Fonte: national geographic