Dourados completa 88 anos à espera de transformação prometida com empréstimo de 40 milhões de dólares
A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, celebra 88 anos de história emancipação político-administrativa, nesta quarta-feira (20). Detalhe importante e também de destaque é que a cidade conta com a terceira maior população indígena do Brasil. Os douradenses são 243.367 mil habitantes, conforme último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o Censo, Dourados teve uma taxa de crescimento anual em relação ao último levantamento de 1,84%, ou seja, a taxa geométrica de crescimento de sua população residente é de quase o dobro se comparado a do Estado de Mato Grosso do Sul, que é de 0,99% ao ano, e está entre as 20 maiores do país.
Para materializar os 88 anos, a prefeitura realiza desde o início do mês a programação Dourados Brilha, que também celebra o Natal. Todos os dias há eventos na Praça Antônio João, nos distritos e também nas aldeias.
A festa termina sexta-feira (22) com missa, queima de fogos e show com Rafael Sá.
Antes, o prefeito Alan Guedes inaugura às 9h, a duplicação das avenidas Lindolfo Lange e Décio Martins Capilé e a ponte ligando a Via Parque à Vila Roma, na região leste da cidade.
Dourados 88 anos história
A celebração de hoje remete ao ato de 20 de dezembro de 1935 do então governador de Mato Grosso do Sul, Mário Corrêa da Costa, que através do Decreto nº 30 criou o município a partir de áreas desmembradas de Ponta Porã.
No entanto, em 2016 o historiador Carlos Magno Amarilha entregou em mãos ao presidente da Câmara Municipal da época, vereador Idenor Machado, cópia de um amplo estudo que propôs o reconhecimento de 15 de junho como “o dia de todos os povos de Dourados”, em alusão à fundação do Distrito de Paz de Dourados, com sede no Patrimônio de Dourados (atual Dourados), nessa data, no ano de 1914, há 108 anos.
Sendo assim, fruto de três anos de estudos, esse documento também sugeriu a retirada da frase “Terra de Antônio João” do dístico do brasão do município, assegurando não terem sido encontradas provas da passagem desse herói da Guerra do Paraguai por essa região.
Fonte: pm dourados