No momento, você está visualizando Anec eleva em 1,2 milhão de toneladas previsão de exportação de soja em abril; China dá ritmo a embarques, diz Safras
Neste mês de abril, a Anec aumentou em 1,2 milhão de toneladas a previsão de exportação de soja. Foto: Freepik

Anec eleva em 1,2 milhão de toneladas previsão de exportação de soja em abril; China dá ritmo a embarques, diz Safras

A Anec estimou a exportação da soja brasileira neste mês de abril em 14,5 milhões de toneladas, aumentando em 1,2 milhão de toneladas a previsão feita na semana passada

A exportação de soja brasileira em abril foi estimada em 14,5 milhões de toneladas, aumento de 1,2 milhão de toneladas na comparação com a previsão da semana passada, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgados (15).

Caso a previsão se confirme, o maior produtor e exportador de soja deverá exportar cerca de 1 milhão de toneladas a mais neste mês em relação ao mesmo mês do ano passado.

Mas teria um decréscimo ante o recorde registrado em março, de 15,7 milhões de toneladas, segundo números revisados pela Anec. Desse modo, o volume do mês passado igualou a marca histórica de abril de 2021, segundo a Anec.

Para o analista Rafael Silveira, da consultoria Safras & Mercado, a guerra tarifária entre Washington e Pequim está trazendo “muitas oportunidades” para o produtor brasileiro e as vendas “estão aquecidas”.

“As exportações estão ganhando um ritmo maior…”, afirmou Silveira, durante evento da consultoria, nesta terça-feira. Estimando que os embarques nos próximos meses do primeiro semestre deverão variar entre 14 milhões a 15 milhões de toneladas.

No ano de 2025, as previsões da Anec de abril indicam embarques recordes de 110 milhões de toneladas.

Anec eleva em 1,2 milhão de toneladas previsão de exportação de soja em abril; veja mais detalhes a seguir sobre

No caso do prosseguimento da guerra comercial, os prêmios para a soja do Brasil em relação à bolsa de Chicago vão seguir valorizados. Disse o analista.

Ele explicou que, apesar de uma safra recorde no Brasil de mais de 170 milhões de toneladas. Contudo, a China não pressionou o mercado com sua demanda, mesmo com a produção abundante.

“Não vimos efeito de safra recorde sobre o preço, os preços estão estabilizados. Em contexto normal, já estaríamos vendo os preços caindo, os prêmios estão segurando o mercado”, disse ele.

Por fim, a exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 2,4 milhões de toneladas em abril. Ligeiramente acima do volume previsto na semana passada e quase 300 mil de aumento na comparação anual, segundo a associação.

Fonte: Anec