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Alunos em Naviraí aprendem a construir totens eletrônicos

Equipamentos fornecem álcool em gel e medem temperatura corporal em projeto inovador do IFMS Campus Naviraí que une ciência e conscientização no combate à pandemia da Covid-19; totens serão doados às escolas

Estimular o interesse de estudantes da rede pública pela iniciação tecnológica e promover a conscientização sobre a pandemia de Covid-19. Esta é a proposta do Projeto Solução Maker em Sincronia 4.0, idealizado pelo Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio de oficinas, jovens do ensino fundamental acompanham a construção de totens eletrônicos que fornecem álcool 70% ao mesmo tempo em que fazem a aferição de temperatura corporal.

Executado em parceria com a rede municipal de ensino de Naviraí, o projeto formou 40 estudantes da Escola Municipal Marechal Rondon no primeiro semestre deste ano. A próxima turma a participar das oficinas será de estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana, no segundo semestre.

Ao todo, espera-se formar ao menos 160 jovens de oitavo e nono ano em dois anos de projeto. Os totens construídos serão doados às escolas, para que as medidas profiláticas sejam colocadas em prática na comunidade.

Por conta das recomendações de distanciamento social, neste primeiro semestre as oficinas foram realizadas virtualmente, pelo Youtube. A partir do avanço da vacinação e a perspectiva de diminuição dos números da pandemia, a intenção é que as atividades sejam presenciais em 2022, mas neste primeiro momento, a disponibilização do material pela internet possibilita que estudantes de outras escolas e até de outras localidades assistam aos vídeos, já que o acesso ao canal do Youtube é livre.

A equipe idealizadora da proposta é formada pelos professores do IFMS Campus Naviraí André Carvalho Baida, Guilherme Botega Torsoni, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e Marcos Rogério Ferreira. Na execução do projeto atuam também a professora da rede municipal de ensino Aline Franciele Navarro Volpini Klein, como multiplicadora externa, e os estudantes de graduação João Antônio Lorençone, como instrutor, e Pedro Antônio Lorençone, monitor.

Conhecimento interdisciplinar

O Projeto Solução Maker em Sincronia 4.0 é divido em etapas. Cada fase é pensada para desenvolver o raciocínio matemático, o repertório em ciências biológicas e ciências exatas, além de melhorar a capacidade de trabalho em grupo dos participantes. Eles são incentivados a agir de forma colaborativa até o objetivo final, que é desenvolver o totem e contribuir no combate à pandemia em sua comunidade.

A primeira oficina é voltada à contextualização sobre a pandemia de Covid-19 e as necessidades de higienização para impedir a proliferação do coronavírus. Na etapa seguinte, os participantes são desafiados a desenvolver um protótipo de dispenser de álcool gel mecânico, com pedal. Em seguida, recebem os conhecimentos de eletrônica para pensar na automação desses totens.

Concluídas essas três etapas, inicia-se a fase de produção do totem automatizado, construído em MDF com estrutura de encaixe, que não leva parafusos ou cola em sua montagem. Todos os materiais e equipamentos necessários para confecção dos protótipos estão disponíveis no Laboratório de Inovação do Campus Naviraí, o IFMaker.