O termo para reforma do Morenão que assinado em 19 de outubro de 2021 entre o então governador Reinaldo Azambuja
A situação do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, que está em reforma há dois anos, debatida nesta quinta-feira (29) a partir das 14h em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). Denominada “Estádio do Morenão: seu Futuro e sua Utilização”, a audiência foi proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD) e deve contar com a participação de representantes de órgãos e entidades ligadas ao esporte e às obras no estádio.
Por isso, o termo para reforma do Morenão assinado em 19 de outubro de 2021 entre o então governador Reinaldo Azambuja e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine. Segundo informação na página da UFMS, o investimento é de R$ 9,5 milhões e integra o programa MS + Esporte. Mas, as obras tiveram início no primeiro semestre de 2022.
“Não tem como o nosso futebol prosperar, se não tivermos um estádio para receber torcidas, uma cobertura jornalística e televisiva, suficiente até para ajudar no patrocínio do futebol de Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado Pedrossian Neto.
De acordo com o parlamentar, a audiência vai discutir a “reforma interminável” e a falta, até então, de perspectiva para conclusão das obras. “Isso tem trazido uma série de problemas e prejuízo ao esporte”, avalia.
ALMS estádio Morenão
Devem participar da audiência a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul). Presidentes de clubes de futebol do Estado, torcidas organizadas, federações, pessoas que gostam de futebol e o público em geral convidados para o evento.
O estádio e partidas históricas
Maior estádio universitário do Brasil, o Morenão construído pelo ex-governador Pedro Pedrossian (1928-2017) no campus da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), atualmente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A inauguração no dia 7 de março de 1971, com o confronto entre Flamengo e Corinthians, equipes com as maiores torcidas do País. Os rubro-negros venceram por 3 a 1, segundo informação do Museu do Futebol.
Sendo assim, o maior público do Morenão, ainda conforme o Museu do Futebol, registrado em 23 de fevereiro de 1978. Naquela quinta-feira, 38.122 torcedores viram o Operário vencer o Palmeiras por 2 a 0.
Fonte: alms