Alerta de tempestade continua no Estado de MS
O Estado de MS continua sob alerta de tempestade válido nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4). A previsão indica tempo instável em todas as regiões, com chuvas intensas, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Nas últimas 24 horas, alguns municípios do Estado já ultrapassaram os 100 milímetros de chuva, e os modelos meteorológicos seguem indicando novos acumulados significativos..
Para hoje, há risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de rios. Isso ocorre principalmente em áreas urbanas, regiões rebaixadas e locais com drenagem deficiente. Além disso, há possibilidade de quedas de árvores e de energia, bem como de queda de granizo em algumas regiões.
A instabilidade é provocada pelo forte transporte de umidade, que forma um corredor de ar úmido sobre o Estado. Esse corredor está associado à passagem de cavados e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
No entanto, mesmo com o tempo fechado, as temperaturas permanecem elevadas em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Campo Grande a máxima fica na casa dos 26°C e a mínima não passa dos 22ºC.
Em Corumbá a previsão indica calor de 34°C e em Coxim de 31°C. Já em Camapuã, Paranaíba, Três Lagoas, Iguatemi e Porto Murtinho, os termômetros ficam nos 29°C. Em Dourados a mínima será de 21°C e a máxima de 28°C, assim como em Anaurilândia. E em Ponta Porã a variação é de 21°C a 26°C.
O aviso de temporal é válido até a noite de quarta-feira para todo o Estado e o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia.
Sobre o Cemtec
O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc.
O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.
Fonte: Cemtec





