A ALEMS, criou a campanha “Antes da folia, pratique a empatia e doe sangue”, para incentivar as pessoas doarem sangue antes do carnaval, confira
A doação de sangue é um ato simples, mas de extrema importância para a vida de muitas pessoas. Todos os dias, milhares de pacientes dependem de transfusões para tratar doenças, enfrentar cirurgias ou se recuperar de acidentes. No entanto, a necessidade de sangue nas unidades de saúde é constante, ainda mais agora no período de carnaval, onde ocorrem várias ocorrências e muitos ainda desconhecem a importância de se tornar um doador regular, pensando no bem da população a ALEMS, criou uma campanha para as pessoas se interessarem a doar sangue.
Em visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o presidente do Instituto Sangue Bom, Carlos Alberto Resende, conhecido como Professor Carlão, falou sobre a campanha “Antes da folia, pratique a empatia e doe sangue”. O Carnaval representa um grande desafio para os hemocentros e bancos de sangue, pois, durante esse período, as doações caem drasticamente.
“Nesse período, infelizmente, o Hemosul tem dificuldade para manter um estoque adequado de sangue. As campanhas de doação são essenciais para manter os estoques. Mas, no Carnaval, as pessoas, em sua maioria, acabam não se mobilizando para a doação devido ao foco nas festas. Além disso, é uma época de aumento de acidentes, principalmente os de trânsito, já que muitas pessoas ingerem bebidas alcoólicas e se expõem a comportamentos de risco”, explicou.
A doação de sangue é rápida, simples e segura. “É apenas uma picada de agulha, não vicia, não engrossa o sangue, não causa nenhum dano neuropsicológico. Ou seja, é um gesto de amor manifestado pela doação de sangue, que efetivamente pode salvar até quatro vidas”, disse Carlão.
Programa Educacional
Tramita na ALEMS o Projeto de Lei 113 de 2024, que visa estimular os jovens matriculados em escolas públicas a doarem sangue. De autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), a proposta acrescenta dispositivo à Lei 2.656 de 2003, que institui o “Programa Educacional e de Incentivo à Doação de Sangue no Estado de Mato Grosso do Sul”.
Conforme o projeto, as ações deverão ser realizadas em todas as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Isso será feito por meio de atividades e eventos diversos, como cursos, seminários e campanhas, que envolverão toda a comunidade escolar.
Para o Professor Carlão, as ações de conscientização sobre a importância da doação voluntária de sangue nas escolas desempenham um papel fundamental na formação de uma cultura de solidariedade e responsabilidade social. Especialmente entre os jovens.
Fonte: ALEMS