Você está visualizando atualmente ALEMS: Dia Estadual do Artista Visual é sancionado em MS
O Governo do Estado publicou (12) a Lei Nº 6.070, de 7 de junho de 2023, na ALEMS como o Dia Estadual do Artista Visual em MS.

ALEMS: Dia Estadual do Artista Visual é sancionado em MS

Coautor da matéria, João César Mattogrosso chama atenção para o legado dos artistas visuais

O Governo do Estado publicou (12) a Lei Nº 6.070, de 7 de junho de 2023, na ALEMS como o Dia Estadual do Artista Visual em MS apresentada no legislativo pela deputada Mara Caseiro (PSDB) e coautoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o “Dia Estadual do Artista Visual em homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira”.

Dessa forma, conforme texto sancionado, o “Dia Estadual do Artista Visual em homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira” será comemorado anualmente no dia 18 de abril.

Coautor da matéria, João César Mattogrosso chama atenção para o legado dos artistas visuais.

“É uma homenagem mais que justa, proposta pela nobre deputada Mara Caseiro e que tenho a honra de assinar em coautoria, pois eterniza e homenageia o trabalho dos artistas visuais do nosso Mato Grosso do Sul, levando o nome de dois grandes artistas: Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira”, destaca o parlamentar.

Homenageados na ALEMS do Dia do Artista Visual 

Izulina Gomes Xavier nasceu em 18 de abril de 1925 em Simões (PI), e mudou-se, em 1944, para Corumbá (MS). Autodidata, Izulina começou moldando cerâmica, talhou madeira até esculpir concreto.

Contudo, sua obra mais emblemática executada em 2004 e incorporada à paisagem e ao acervo cultural de Corumbá:

Por isso, o Cristo Rei do Pantanal e a Via Crucis, instalada no Morro do Cruzeiro. Além de artista visual, também escrevia livros, romances, histórias infantis e produziu músicas. Faleceu aos 97 anos, no dia 16 de novembro de 2022.

Outro homenageado é Isaac de Oliveira, que nasceu em Itajuípe (BA), mas passou sua infância, adolescência e juventude em Campinas (SP).
Sendo assim, Baiano de alma sul-mato-grossense, teve um papel relevante no crescimento cultural de Mato Grosso do Sul, sendo que suas obras de arte passaram a ter uma influência regional, com a pintura de pássaros do cerrado quase que abstratos, de indígenas e animais da fauna local.
Isaac Oliveira faleceu em setembro de 2019 em decorrência de um câncer de pulmão, deixando um legado de infinitas obras de artes que retratam as belezas de Mato Grosso do Sul, como pinturas de Ipês, araras, diversos pássaros, vários tipos de peixes, frutas, entre outras.

 

Fonte: Ascpm AL-MS