ALEMS celebra cooperativismo e destaca desenvolvimento em Mato Grosso do Sul
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do sul (ALEMS) reuniram-se (2) para celebrar o sucesso do sistema de cooperativismo para o desenvolvimento econômico e progresso do Estado. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa, com a participação dos deputados estaduais e membros da diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e representantes de cooperativas estaduais.
O parlamentar da ALEMS, Professor Rinaldo Modesto (Podemos), é autor da Lei Estadual 6.196/2024, que, portanto, celebra a Semana do Cooperativismo na primeira semana de julho. “Quando unimos um grupo de pessoas em torno de um objetivo comum, todos saem ganhando. Além disso, é uma alegria saber que o cooperativismo tem crescido a cada dia em Mato Grosso do Sul. Temos aqui quase 600 mil cooperados, dentro das 138 existentes, gerando 15 mil empregos diretos. Ou seja, muito mais da metade da população tem um vínculo com o cooperativismo. Ter o reconhecimento da Organização das Nações Unidas [ONU] é, sem dúvida, uma prova cabal da importância do cooperativismo em todas as áreas. Comemorar hoje a semana do cooperativismo, originada por uma lei minha, e sendo homenageado pela OCB, é uma alegria dobrada”, declarou.
Cooperativismo é um dos pilares do desenvolvimento de MS
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destacou que o cooperativismo é um dos pilares do desenvolvimento do Estado. “O Governo do Estado tem um programa de promoção do cooperativismo porque a gente entende que o cooperativismo faz parte de nossa estratégia de desenvolvimento. Então a gente tem que atrair novas cooperativas, criar novas cooperativas e aí a nós temos uma questão fundamental, ter uma Frente Parlamentar, com 100% dos deputados que cuidam desse processo cooperativo, é extremamente importante. É o reconhecimento do Poder Legislativo em relação a importância das cooperativas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. E a OCB dá todo o respaldo técnico. Esse ambiente permite que a gente desenvolva de maneira adequada o cooperativismo em Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
Celso Régis, presidente do sistema OCB/MS, exaltou o título que o cooperativismo recebeu pela Organização das Nações Unidas. “Uma semana de muita celebração. Este ano estamos na semana internacional do Cooperativismo, em que a ONU proclamou para nós celebrarmos. E nós temos algo bastante diferente, aqui é a única Assembleia brasileira que todos os deputados pertencem a essa Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. Segundo dados do Governo, mais da metade dos investimentos privados advém de cooperados. As cooperativas merecem o reconhecimento de seu trabalho, pois temos um trabalho muito forte a cada dia, novas cooperativas iniciando, uma na área de suinocultura e bovinocultura de corte. A Assembleia Legislativa tem feito seu papel de forma preponderante com a atuação dos 24 deputados que integram essa frente.”
Tribuna
Durante a sessão, Professor Rinaldo destacou o cooperativismo na tribuna. “Reafirmo meu compromisso com esse setor, vamos seguir fortalecendo o diálogo com o Poder Público, com foco no progresso e justiça social. A ONU declarou 2025 como o ano internacional das cooperativas. Um reconhecimento que reforça a relevância do cooperativismo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. São 4.500 cooperativas em 1398 municípios brasileiros, 23.5 milhões de cooperados, mais de 10% da população brasileira e 550 mil empregos gerados. Modelo de negócios do presente, pois inclui pessoas, reduz a concentração da renda, além de oferecer oportunidades para os pequenos”, relatou o parlamentar.
O deputado Junior Mochi (MDB) elogiou a iniciativa, pois acredita que ela contribui para o progresso de Mato Grosso do Sul. “Parabenizo a todas as cooperativas e cooperados do Estado. O sistema cooperativo é o melhor exemplo para você empreender, seja desde o pequeno até o grande, e, assim, oportunizar que todos trabalhem em um mesmo propósito para crescer. É uma honra para nós ter uma frente parlamentar. Portanto, exaltar esse exemplo que existe aqui no Brasil e em todo o mundo”, considerou.
Vantagens do cooperativismo
O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Casa de Leis, também destacou as vantagens do cooperativismo. “Parabenizo Vossa Excelência, pois quando uma pessoa sozinha não consegue vencer na vida, a melhor coisa que faz é juntar várias pessoas para todos vencerem. Eu quero, aqui, em nome da nossa Casa de Leis, dizer ao Celso o brilhante trabalho que ele faz diante de todas as cooperativas. Afinal, sabemos do sucesso que é participar de uma cooperativa”, frisou.
Por fim, o deputado e vice-presidente da ALEMS, Renato Câmara (MDB), é essencial a participação do cooperativismo para a economia de Mato Grosso do Sul. “Parabenizo e saúdo Celso Regis, e tenho a clara convicção que é por meio do cooperativismo que conseguimos superar os desafios da produção, financeiro. É fundamental o cooperativismo para o desenvolvimento, que bom que essa Casa de Leis está envolvida com o cooperativismo e pode contar com o meu apoio.”
Fonte: ALEMS