Durante a sessão plenária da ALEMS, os deputados defenderam a indicação para mudar objeto incluso no contrato do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária (25), a deputada Gleice Jane (PT) defendeu indicação para mudar o objeto contido no contrato do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “Uma importante indicação para atender as demandas da cidade de Dourados, me reuni ontem com o prefeito Marçal Filho [PSDB] e a pauta é de interesse da população, um clamor importantíssimo. Ao invés de construir uma maternidade com o recurso do Novo PAC, a construção e ampliação do Hospital da Vida”, explicou.
“Encaminharemos a indicação ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que ele atenda a essa prioridade, mudando a destinação do recurso financeiro que foi originalmente pactuado para a construção de uma Maternidade tipo 2. Lá, o Hospital Universitário tem uma maternidade referência, que atende 300 partos por mês, ou seja, a maternidade não é uma demanda principal para Dourados. Portanto, solicitamos que ele troque o objeto do recurso do Novo PAC e o utilize na ampliação e construção do Hospital da Vida, que esse sim, tem uma necessidade maior de atendimento à população.”
A deputada frisou que o Hospital da Vida não atende apenas o município de Dourados
“A população em Dourados tem reclamado muito da saúde. Em Dourados, um centro regional que atende toda a região, muitos questionam o atendimento do Hospital da Vida. É necessário então que tenhamos esse investimento para melhorar o atendimento do Hospital da Vida”, concluiu Gleice Jane.
Presidindo a Mesa Diretora nesa terça-feira, o deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), uniu-se à deputada na indicação apresentada. “Eu peço licença para assinar junto à senhora essa indicação de um assunto tão essencial para Dourados. A troca de objeto é algo normal, e é possível que seja feita agora”, informou o parlamentar.
A deputada Mara Caseiro (PSDB) considera a saúde em Dourados uma questão urgente. “Eu estava conversando com a deputada Gleice Jane, e o pedido que ela fez hoje é urgente. A gente tem que abrir os olhos, porque é uma necessidade mesmo. Conheci essa semana a realidade do Hospital da Vida, precisamos ter a consciência que não dá mais para fazer puxadinho. É possível construir outro hospital ali atrás, pois há espaço e área disponíveis. Os R$ 60 milhões em recursos podem resolver um problema que se arrasta há anos. Já que a unidade hospitalar atende 33 municípios da macrorregião. Também faço um apelo para que todos parlamentares assinem conosco”, ressaltou.
Fonte: ALEMS