ALEMS apresenta balanço de atividades do primeiro semestre de 2025
Em coletiva de imprensa realizada (16), o presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro (PP), apresentou um balanço das atividades parlamentares desenvolvidas no primeiro semestre de 2025.
De acordo com os dados divulgados, foram protocolados 216 projetos de lei, dos quais 92 foram aprovados, 55 retirados de pauta e 191 seguem em tramitação. O período também foi marcado pela realização de 75 sessões plenárias, sete audiências públicas, nove seminários, três visitas oficiais e seis visitas escolares. No total, os parlamentares apresentaram 2.208 proposições entre indicações, moções, requerimentos e emendas.
Foi um semestre de muito trabalho
“Foi um semestre de muito trabalho, com resultados concretos para Mato Grosso do Sul, por meio da construção de políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas. Mesmo diante de momentos de debate acalorado, em que os deputados expressaram seus posicionamentos políticos e partidários, conseguimos avançar com importantes entregas à população”, avaliou o presidente.
Entre as ações de destaque, Gerson Claro citou a reunião com representantes da empresa Motiva, responsável pela execução das obras na BR-163, previstas para iniciar em 1º de agosto; a consolidação da Rota da Celulose; e o projeto de regionalização da atenção hospitalar, que será implementado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital Regional Rosa Pedrossian. Ele também ressaltou o fortalecimento do programa MS Ativo, que aproxima o Governo do Estado das lideranças municipais na construção de políticas públicas mais eficazes.
“No caso do MS Ativo, prefeitos e vereadores dirigem-se à Assembleia e apresentam suas demandas. Em seguida, a equipe da Assembleia leva essas demandas ao Executivo. Essa ponte fortalece a democracia e a efetividade das ações”, explicou.
Transparência e comunicação com a sociedade
Além disso, o presidente também reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com a transparência e, principalmente, com a aproximação junto à população. Segundo ele, esse esforço ocorre, sobretudo, por meio do trabalho da comunicação institucional.
“A ALEMS é uma Casa aberta ao povo e, assim, temos buscado fortalecer essa relação. A comunicação do Parlamento, por sua vez, tem estabelecido um novo paradigma, aproximando a sociedade das decisões e debates que, consequentemente, impactam o dia a dia do cidadão”, afirmou.
Expectativas para o segundo semestre
Logo que a imprensa questionou sobre as expectativas para o segundo semestre, Gerson Claro, antes de tudo, mencionou os desdobramentos da taxação de 50% sobre produtos brasileiros, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou. Ainda mais, frisou que tal medida deve, portanto, entrar em vigor em agosto e, consequentemente, impactar diretamente o agronegócio nacional. Dessa forma, observa-se preocupação quanto aos efeitos imediatos e, sobretudo, quanto ao cenário futuro para o setor.
“É um tema que certamente exigirá muitos debates. Defendo que o caminho seja o diálogo. Por isso, precisamos tratar a Lei da Reciprocidade Comercial, sancionada recentemente, como uma alternativa necessária frente às barreiras internacionais”, destacou.
Aprovada no Congresso Nacional, a Lei da Reciprocidade autoriza o governo brasileiro a adotar contramedidas. Isso ocorre quando países ou blocos econômicos, como os Estados Unidos e a União Europeia, impõem restrições às exportações nacionais. Dessa forma, permite-se resposta proporcional do Brasil, sempre que houver medidas restritivas impostas ao país. A senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP-MS) foi relatora do PL 2.088/2023, que deu origem à norma.
Compromisso com o desenvolvimento
Gerson Claro finalizou sua fala destacando o papel da Assembleia Legislativa na construção de um ambiente de confiança e responsabilidade com os recursos públicos e o desenvolvimento do Estado.
“Temos quase três milhões de habitantes em MS vivendo um cenário de pleno emprego, com escassez de mão de obra em diversos setores. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Mas também nos impõe desafios, como a qualificação profissional e a ampliação de projetos sociais. Nosso compromisso é seguir trabalhando por políticas públicas que melhorem a vida das pessoas e preparem o Estado para o futuro”, concluiu.
Fonte: ALEMS