ALEMS apoia a Bienal Pantanal
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apoia a Bienal Pantanal; grande evento literário que acontecerá no início de outubro em Campo Grande. A partir do dia 4, acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul, também chamada de Bienal Pantanal.
Sobre o assunto, Pedro Ortale, diretor do evento, participou (26) do Jornal Parlamentar, veiculado na TV ALEMS, e falou sobre a realização inédita. “Agradeço a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por apoiar esse espaço que era um sonho de muitos profissionais e educadores que trabalham com Literatura, essa dimensão que envolve o fomento a leitura, o livro, o acesso ao livro, como um serviço cultural absolutamente necessário. Uma alegria estar nesse momento de realização, com todos os envolvidos, escritores e trabalhadores que estão na área de produção porque um evento desse não se faz sozinho”, ressaltou.
Programação
Pedro Ortale descreveu a duração e a programação do evento. Informou que será de 9 dias, começando no dia 4 de outubro e indo até o dia 12. Além disso, destacou inúmeras atividades. Entre elas, conferencistas nacionais e shows. Haverá um show imperdível com Almir Sater no dia da abertura, 4 de outubro. Dessa forma, o público terá acesso a uma programação variada. Portanto, o evento articula cultura, música e literatura em um só lugar. Ademais, representa um marco para a cena cultural de Mato Grosso do Sul.
O momento convida a população de Campo Grande e Mato Grosso do Sul a participar da 1ª Bienal do Livro de MS, a Bienal Pantanal. Dessa forma, recebemos várias escolas do interior do Estado. Além disso, caravanas de acadêmicos de Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju, Rio Brilhante e Terenos participarão. Assim, teremos a presença de 3600 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para participar, basta enviar e-mail para producaobienalpantanal@gmail.com e solicitar acesso”, detalhou Pedro Ortale.
Serão oferecidas diversas atividades para as crianças das escolas inscritas. Entre elas, contação de histórias, batalhas de rimas e filmes, além de curtas-metragens de Mato Grosso do Sul. A novidade é que cada aluno que visitar a bienal receberá um “CreDlivro” no valor de R$ 50. Assim, poderá escolher livros de sua preferência e, desse modo, praticar cidadania e autonomia. Serão 24 expositores, representando 200 editoras de todo o país. Portanto, o evento coloca o Estado na agenda nacional de bienais do livro.
Teremos a participação de 17 escritores nacionais, grandes intelectuais do Brasil. Ao longo da semana, atividades diversas durantes o dia. Confira a programação no site do evento: bienalpantanal.com.br
Fonte: ALEMS