Prefeito de Dourados participou de vários seminários com gestores espanhóis em Barcelona
O prefeito Alan Guedes participou (15) de mais uma etapa do projeto Smart Cities Brasil, desenvolvido pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos). Desta vez, o encontro com líderes e ex-líderes europeus aconteceu em Barcelona, na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, onde Alan falou sobre os investimentos em Dourados.
“Compartilhei um pouco sobre a macrorregião, os investimentos nos municípios da Grande Dourados e também sobre o nosso pacote do FONPLATA. Sobre investimentos no Brasil-Catalunha, foi muito bacana falar também sobre as experiências impostas pela pandemia e o processo de vacinação. Mas, traçamos um paralelo bem bacana”, disse Alan.
Participaram do encontro o presidente da Câmara de Comércio Brasil Catalunha, Javier Mirallas, o diretor internacional da Smart Cities Expo World Congress, Luiz Gómez, o secretário-geral da FNP e prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, entre outras autoridades.
Dourados debate presença de fisioterapeuta nas maternidades
A proposta prevê que os profissionais devem estar disponíveis para assistência às pacientes 24 horas por dia, uma Audiência Pública (10), na Câmara Municipal de Dourados que debateu a importância da permanência do profissional de Fisioterapia nas maternidades públicas e privadas no país.
Contudo, o evento foi uma proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB). Já no período da noite, às 19h, realizada uma Sessão Solene em homenagem da Casa de Leis aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Por isso, na Audiência, o foco do debate é o Projeto de Lei nº 906/2022, em tramitação na Câmara Federal de Dourados que torna obrigatória a presença de fisioterapeuta nas maternidades nas quais se realizem pelo menos mil partos por ano.
“Isso está em discussão em Brasília, mas vamos repercutir em nosso município para colhermos informações e subsidiar os deputados federais que deverão votar essa proposta”, destacou Sergio Nogueira.
“Essa é uma reivindicação da categoria, mas é necessário destacar que a atuação dos fisioterapeutas é crucial quando associada à redução do tempo de trabalho de parto e das complicações, além da diminuição dos custos hospitalares”, reitera o vereador.
Atualmente, o Ministério da Saúde já exige em Dourados a presença de fisioterapeuta nas maternidades em tempo integral nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, ou seja, aquelas voltadas para o atendimento hospitalar do recém-nascido grave ou com risco de morte.