Especialistas questionam a segurança e o impacto ambiental da água de garrafa, com pesquisas apontando microplásticos e bactérias
A crescente desconfiança na água da torneira ajudou a transformar a água de garrafa em um produto cotidiano em escala global, inclusive em países onde o abastecimento público está entre os mais rigorosamente testados do mundo.
Impulsionada por estratégias de marketing que associam o produto à pureza e à saúde, essa preferência, no entanto, não encontra respaldo consistente nas evidências científicas.
Pesquisas recentes indicam que a água engarrafada pode não ser tão segura quanto muitos consumidores acreditam. Um estudo publicado em 2025 encontrou altos níveis de contaminação bacteriana em amostras vendidas em garrafas plásticas e recipientes reutilizáveis.
“Existe uma percepção generalizada de que a água engarrafada é intrinsecamente mais pura, mas os dados mostram que isso nem sempre é verdade”, afirma Muhammad Shahzad, chefe do departamento de Energia Avançada e Sustentabilidade da Universidade de Northumbria, em Newcastle.
Torneira sob mais controle






