No momento, você está visualizando AGRONEJO: O sertanejo do novo agro
Entenda um pouco melhor sobre gênero musical agronejo, o sertanejo do novo agro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

AGRONEJO: O sertanejo do novo agro

Sendo uma mistura de sertanejo com batidas modernas, o agronejo vem ganhando espaço nos palcos e redes sociais

Mistura de sertanejo com batidas modernas e letras que exaltam o campo, o agronejo é um gênero musical que vem ganhando cada vez mais espaço nos palcos e redes sociais. Com artistas como Ana Castela, US Agroboy, Brenno & Matheus e Luan Pereira, o estilo se destaca não apenas pelo ritmo dançante, mas por carregar consigo uma narrativa de orgulho rural e identidade agro.

O que é o agronejo?

O agronejo é uma vertente do sertanejo que mistura elementos de pop, funk e eletrônico, com letras que valorizam a vida no campo. A produção rural e o estilo de vida dos produtores e trabalhadores do campo. Contudo, mais do que um gênero musical, o agronejo representa uma tendência cultural que celebra o campo e a ostentação rural.

A estética também mudou. Shows com produções grandiosas, Chapéus, fivelas, botas e camisetas de grife e coreografias tomam conta do das redes sociais.

A explosão nas redes sociais

O sucesso do agronejo passa também pela sua forte presença nas redes sociais. Plataformas como TikTok e Instagram são os principais palcos para danças coreografadas, figurinos temáticos e videoclipes ambientados em fazendas e rodeios. Em 2023, Ana Castela foi a artista mais ouvida no Spotify Brasil, um exemplo da força do agronejo.

Nova safra do 'agro'. Acima: Ana Castela, DJ Chris no Beat e Luan Pereira. Abaixo: Leo & Raphael e Us Agroboy — Foto: Divulgação

Quem são as vozes do agronejo?

Com a ascensão do agronejo, novos nomes vêm ganhando força no cenário sertanejo. Um dos maiores destaques é Ana Castela, conhecida como “boiadeira”, que conquistou o público jovem com hits como “Fronteira” e “Pipoco” — misturando sertanejo com batidas eletrônicas e funk. Além disso, Luan Pereira também tem se firmado como um dos nomes da nova geração, apostando em músicas que unem ostentação, vida no campo e o uso de humor nas redes sociais.

As duplas sertanejas também seguem a mesma pegada, duplas como Us Agroboy, criadores do estilo “hip-roça”, misturam o sertanejo com hip hop e letras que exaltam o universo rural. Por outro lado,  Léo & Raphael reforçam o tom agro com sucessos como “Os Menino da Pecuária” e “Agro é Top”, que valorizam a força do campo e da pecuária brasileira.

O agronegócio na cultura pop

Mais que um gênero musical, o agronejo representa uma nova fase de comunicação do agronegócio. Todavia, com o apoio de eventos rurais, marcas do setor e produtores culturais ligados ao campo, ele reforça o orgulho rural como algo aspiracional. Especialmente entre os jovens.

A voz da nova geração do campo

O agronejo representa uma geração que quer mostrar com orgulho suas raízes. Contudo, nas músicas, os artistas cantam sobre conquistas, tecnologia no campo e uma juventude agro que se reconhece tanto no campo quanto na cidade.

Por fim, com letras que falam de caminhonetes, rodeios, apps de banco e festas rurais, o agronejo se consolida como trilha sonora do novo agro.

Fonte: globo.com – Foto: Divulgação