Sete municípios ainda beneficiam-se pavimentação de rodovias no estado de MS
A pavimentação asfáltica em execução pelo Governo do Estado – MS nas regiões Sul e Sudoeste anexa importantes rodovias situadas próximas ou na linha de fronteira com o Paraguai – o chamado tronco Apaporé, aberto na década de 1980 pelo ex-governador Pedro Pedrossian – a outros polos regionais de produção.
Também cria caminhos seguros para o escoamento do agronegócio e o desenvolvimento do turismo, além de levar desenvolvimento aos municípios.
Essa integração física já é, portanto, uma realidade em sete municípios. A secretaria estadual de Infraestrutura – Seinfra executa o asfaltamento de 148 quilômetros de rodovias. Estas estão sendo incorporadas à Rota Bioceânica BR-267.
Demanda, portanto, aos portos do Pacífico, no Chile, com a ponte internacional em construção no Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, Paraguai. Os investimentos do Fundersul somam, nesse sentido, mais de R$ 266 milhões.
Obras de infraestrutura pavimentação MS
As obras de infraestrutura viária englobam as MS 382, 166 e 270. Beneficiam, nesse sentido, as fronteiras agrícolas em expansão em Maracaju, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Antônio João, Ponta Porã e Caracol.
Desse pacote, o Estado já concluiu 23,76 quilômetros da MS-166, entre o entroncamento com a MS-270 e Antônio João. Passa, por fim, pelo distrito de Cabeceira do Apa. Também foram entregues os 10,36 quilômetros entre as MS-382 e MS-270.
“Nós estamos ligando regiões produtivas importantes. O Estado recuperou, portanto, a capacidade de investir e se tornará uma zona de convergência dos mercados importador e exportador. É por isso que nós somos o primeiro em investimento per capita do Brasil”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.
Pavimentação da MS-382
A primeira etapa de pavimentação da MS-382 a partir da ponte sobre o Rio Santo Antônio de 37,7 quilômetros em direção ao entroncamento com as MS 166 e 270 está com mais de 85% do serviço executado pela empresa Bandeirantes. Com prazo de conclusão em dezembro deste ano, a obra será antecipada em sete meses e entregue em maio. Garante, nesse sentido, o engenheiro da empreiteira, Marlos Bernardi.
Com cerca de 250 trabalhadores diretos e indiretos contratados, a Bandeirantes imprimiu um ritmo acelerado na obra da rodovia, onde também executa o segundo trecho, de 39,5 quilômetros. O primeiro trecho ainda tem alguns pontos de rochas a serem superados, concentrando grandes esforços e maquinário pesado. No segundo, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação, iniciados no final de 2021, ainda estão em 10%.