Educação, reintegração social e ecologia: Projeto social já beneficiou mais de 5,5 mil crianças por meio do projeto “Arte com Pneus” em escolas públicas
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) entrega o 20º parque de pneus em instituição pública de ensino. Por meio do projeto “Arte com Pneus”, a escola municipal contemplada foi a Hilda De Souza Ferreira, no bairro Coophatrabalho, na capital. Mais de 5,5 mil alunos beneficiados.
Durante a inauguração (31), o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou o papel social dessa iniciativa realizada por muitas mãos. “O trabalho, portanto, inicia dentro do presídio, finaliza na escola, e vai muito além de apenas brinquedos, são carregados de histórias e esperança de uma sociedade melhor”, afirmou.
Parque de pneus
E são os reeducandos do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC) que confeccionam, portanto, cada peça, com criatividade e olhar atento à função lúdica e pedagógica. Variam de triciclo a circuito psicomotor. Iniciado em 2017, já foi possível oferecer um novo destino a mais de 8 mil pneus, impactando positivamente o meio ambiente também.
Educador há mais de 34 anos, o diretor do EPJFC, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, faz uma analogia entre educação-prisão. Desse modo, ele reflete sobre a importância do incentivo ao estudo para não fazer parte de estatísticas dentro de um presídio.
“A educação é fundamental, quando participamos de uma inauguração igual a essa que veio lá de dentro é emocionante, isso mostra que a Agepen está fazendo sua parte. Contribui, dessa maneira, com a sociedade e está aqui o resultado. Isso é apenas um trabalho e quantas outras unidades penais desenvolvem dezenas de ações que também contribuem”, afirmou. Ressaltou, ainda mais, que essa ocupação produtiva transforma o preso, de dentro para fora, e acaba sendo multiplicador de conhecimento a outros internos.
Projeto “Arte com Pneus”
Atendendo há cerca de 280 crianças, entre quatro e 12 anos, esse é o primeiro parque da escola, instalado em um antigo jardim abandonado. “O brincar faz parte da construção de conhecimento da criança. Por isso é tão importante ter um espaço como este aqui”, informa o diretor da escola, Argemiro Leite.
O projeto “Arte com Pneus” é desenvolvido pela Agepen, em parceria com a Secretaria de Educação de Campo Grande (Semed). E conta ainda, com o trabalho de reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CAPIG), com a instalação das peças nas escolas.
O prefeito Marquinhos Trad destacou, dessa forma, o sucesso da parceria, em que todos os envolvidos saem ganhando. “Além de dar oportunidade aos que se encontram cumprindo suas penas, também existe a consciência ecológica, de aproveitar estes materiais. Nossas crianças podem, dessa maneira, ter um lugar divertido para brincarem, com segurança”, afirmou.
Trabalho da interdisciplinaridade
Na opinião da secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, trata-se de uma ação importante para a área pedagógica das crianças. E, sobretudo, para os detentos e para o meio ambiente, retirando os pneus da natureza. “É uma satisfação ver nossas crianças atendida em todas as áreas”, finalizou.
O projeto, portanto, envolve o trabalho da interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas. Tem enfoque incentivar a defesa do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida e recreação.