Você está visualizando atualmente Ação Saúde leva atendimento gratuito na Reserva Indígena Dourados
Mais de 900 crianças recebem atendimento gratuito na Reserva Indígena Dourados na escola Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru. 

Ação Saúde leva atendimento gratuito na Reserva Indígena Dourados

Realizada pela Funsaud e Justiça do Trabalho, a ação realiza exames físicos e orientações para crianças de 4 a 14 anos.

Mais de 900 crianças recebem atendimento gratuito na Reserva Indígena Dourados nesta quinta-feira (5) na escola Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Dourados, através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) e da 2ª Vara do Trabalho de Dourados, com o juiz Dr. Marcio Alexandre.

Dessa forma, realizados exames físicos e orientações sobre a prevenção e cuidados com a saúde. Então, as atividades divididas em dois períodos, na manhã atendidas cerca de 300 crianças e a tarde outras 400, todas com idades entre 4 e 14 anos.

O gerente de atenção à saúde do Hospital da Vida, Anderson Lima, ressalta que na ação de atendimento na Reserva Indígena Dourados realizada a anamnese, e exames para identificar possíveis doenças ou alterações nas crianças.

“Através desses exames físicos podemos identificar alguma alteração nas crianças e, nesse caso, encaminhar para atendimento de referência para que recebam o tratamento adequado. Além das orientações e cuidados que estamos passando à elas”, afirma o enfermeiro.

Sendo assim, os pequenos também receberam orientações de higiene, cuidados bucais, a importância de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas, entre vários outros.

“Cada criança que passa pela triagem também recebe uma lembrancinha como incentivo, para que possam entender que cuidar da saúde é algo positivo e que deve ser feito sempre”, completa a Assessoria Jurídica da Funsaud, Adriana de Carvalho Silva.

Em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem (12/5) e ainda em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas (19/4) a ação reúne enfermeiros da Funsaud, equipe multidisciplinar do Hospital da Vida, com enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, além dos setores e administrativo jurídico da Fundação.

A indicação da escola é do juiz Dr. Márcio Alexandre da Silva, da 2ª Vara do Trabalho de Dourados.

 

Fonte: pm dourados