O curso abordará os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção, trazendo explicações sobre os tipos de adoção
Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o Curso de Preparação à Adoção – Nasce uma Família. O curso que realizado na modalidade de ensino a distância, de 1º de outubro a 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sejud.tjms.jus.br/secretaria/inscricao.
Assim, o curso acontecerá através do Tribunal de Justiça, sob a gestão do Des. Sérgio Fernandes Martins, por meio da Escola Judicial (Ejud-MS), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ). O curso é pré-requisito obrigatório para candidatos à adoção. São 320 vagas disponíveis, divididas em oito turmas.
Nesse sentido, o curso abordará os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção. Trará explicações sobre os tipos de adoção, o Sistema Nacional de Adoção, assim como, da adoção sob o olhar sistêmico familiar. Abordará também sobre o desenvolvimento infantil, famílias adotivas e suas características, entre outros temas.
Com carga horária de 40 horas-aula, o curso composto de 37 horas de atividades assíncronas e 3 horas de aulas síncronas. A estrutura pedagógica do curso está distribuída em sete módulos.
Inscrições Curso Preparação Adoção
Para participar do curso, os pretendentes domiciliados em Mato Grosso do Sul, ter e-mail pessoal ativo e regular, computador com sistema operacional Windows 8 ou superior; navegador de internet, programa ou aplicativo leitor de PDF e sistema multimídia (caixa de som ou fones de ouvido), além do compromisso de realizar o curso respeitando os prazos das atividades avaliativas.
Contudo, os certificados os alunos que frequência mínima de 75% de participação e 75 pontos nas avaliações.
O processo de adoção é gratuito e iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. Mas, a idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança acolhida.
Sendo assim, nas comarcas em que o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento tenha implementado, é possível realizar um pré-cadastro com a qualificação completa, dados familiares e perfil da criança ou do adolescente desejado.
Link: https://sejud.tjms.jus.br/
Fonte: tjms