A manteiga de karité possui vastas combinações, hidratação da pele, dos cabelos, calmante natural, antioxidantes e anti-inflamatórios
A manteiga de karité está entre os principais produtos quando o assunto é hidratação, uma gordura vegetal natural, proveniente do processamento de castanha da árvore de Karité (Butyrospermum parkii).
O seu alto potencial hidratante acontece, principalmente, por sua composição. Grande parte de seus ácidos graxos, restauram os lipídios e mantém a umidade natural da pele, sendo excelente para hidratação da pele, mas serve também para usar na cozinha e nos cabelos.
Um ingrediente natural muito utilizado em dermocosméticos, pela sua função oclusiva, ela impede a eliminação de água através da pele, proporcionando maciez e hidratação.
Dessa forma, as características da Manteiga de Karité oferecidas por ácidos graxos em sua composição, sendo eles os ácidos esteárico e oleico que obtém 85 a 90% da sua composição. Contém também o ácido araquidônico que pode variar conforme a espécie e a zona geográfica de sua origem e o ácido linoleico.
Em avaliação feita, a Karité mantém o pH entre 5,4% a 5,8%. Esses valores são compatíveis com o manto moderadamente ácido da pele que fica entre 4,6% a 5,82%, esperados para este tipo de produto dermatológico. A manteiga aplicada, na sua versão pura, diretamente nos lábios, para fazer a hidratação.
Pele oleosa
Quem tem pele oleosa, deve tomar mais cuidado ao aplicar a manteiga de karité diretamente no rosto.
Capaz de prevenir e melhorar problemas da pele, a manteiga fortalece, hidrata e de bônus traz maciez. Ajuda em problemas como, estrias, dermatite atópica e até mesmo o envelhecimento precoce. O composto também usado nas unhas.
Nas madeixas, a manteiga de karité usada frequentemente para tratamentos como a umectação, por exemplo.
Podendo deixar durante um tempo agindo nos fios, pode se fazer banhos de creme regularmente para aqueles cabelos quebradiços e secos, se for oleoso evite passar no couro cabeludo. Não esquecendo de lavar bem a cabeça com shampoo e condicionador, para uma eliminação completa dos resíduos.
Como fazer uma hidratação simples nos cabelos:
O primeiro passo é derreter a manteiga em banho-maria, com as madeixas ainda seca, aplique nos fios, mechas por mechas e prenda e deixe agir, pode se colocar uma touca para tampar se preferir. Pode ficar por algumas horas, repetindo o processo ao menos uma vez por mês notará uma diferença exuberante.
Contudo, para cabelos cacheados também usa-se babosa e manteiga de cupuaçu.
A manteiga ajuda a manter o cabelo protegido dos efeitos solares, pois contém vitamina E, sendo um excelente antioxidante que auxilia na remoção das células mortas. Desse modo, o produto ajuda a suavizar os fios rebeldes, ajudando a absorver e manter a umidade, proporcionando assim um efeito hidratante.
Os benefícios não param, em estudo publicado pelo Jornal Britânico de Dermatologia em 2015 descobriram que a manteiga de karité pode ajudar a aliviar os sinais e sintomas do eczema, possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
Árvore originária da África, entre Gambia e Sudão. Há séculos utilizam a manteiga e o óleo da árvore como gordura vegetal para a sua alimentação, hidratação e muitas outras coisas. Entretanto, ela também é importante para a economia local.
Fonte: sallve