No momento, você está visualizando 83% dos usuários de internet rurais se conectam apenas pelo celular
Os dados sobre uso de celular como único dispositivo de acesso se referem à parcela de usuários em áreas rurais

83% dos usuários de internet rurais se conectam apenas pelo celular

A pesquisa também mostra que 71% dos domicílios em áreas rurais têm internet

O celular é o único aparelho de acesso à internet para 83% dos usuários que estão em áreas rurais no Brasil, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2021. Aliás, na área urbana, esta é a situação de 61% dos usuários.

As informações apresentadas nesta terça-feira (21) foram pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Os dados sobre uso de celular como único dispositivo de acesso se referem à parcela de usuários em áreas rurais no Brasil que acessaram a internet no ano passado. O grupo equivale a 73% da população rural – em 2019, o índice era de 53%.

O coordenador da pesquisa do Cetic.br, Fábio Storino, explica que o crescimento no acesso à internet no campo foi causado principalmente por conta da pandemia, que fez ela se tornar um serviço ainda mais essencial para trabalhar, estudar, fazer compras e praticar atividades de lazer.

“Por outro lado, também houve um esforço de atores públicos e privados durante esse período para levar conectividade a todas as regiões do país”, analisa.

A pesquisa também mostra que 71% dos domicílios em áreas rurais têm internet, mas apenas 20% deles têm computador. Na média nacional, 82% dos domicílios têm internet, mas apenas 39% têm computador.

Um homem segurando um smartphone enquanto trabalha em um laptop sentado em uma cadeira de balanço no meio de um campo | Foto Premium

Acesso de usuários rurais pelo celular nos serviços públicos

Segundo o levantamento, os serviços públicos disponíveis na internet são menos usados por quem está na área rural.

Entre os usuários de internet nessas regiões, 57% usaram algum serviço do governo em 2021. Por outro lado, em áreas urbanas, o índice é de 72%.

A pesquisa foi pelo Cetic.br a partir de entrevistas feitas em 23.950 domicílios entre outubro de 2021 e março de 2022. A TIC Domicílios considerou informações de 21.011 dessas entrevistas (o restante foi para uma pesquisa do Cetic.br sobre uso de internet por crianças e adolescentes).

Fonte: negociosnews