Você está visualizando atualmente 6 dicas para otimizar a gestão de tempo e aumentar o bem-estar
Confira 6 dicas para organizar sua gestão de tempo, e assim, levar uma vida leve, com o bem-estar nas alturas. Foto: Banco de Imagens

6 dicas para otimizar a gestão de tempo e aumentar o bem-estar

Veja algumas dicas para equilibrar trabalho e lazer, segundo a especialista em organização pessoal Pati Penna

Ser produtivo no trabalho, honrar compromissos familiares, não descuidar dos amigos e ainda cuidar do bem-estar pessoal. Suprir tantas demandas é um desafio e não há como manter o equilíbrio perfeito. Não se cobrar demasiadamente é importante para evitar estresse, ansiedade e até o efeito inverso ao desejado: uma baixa na produtividade. A solução pode estar justamente na gestão de tempo, para você aumentar o bem-estar.

Com 65% das pessoas afirmando não ter nenhum momento de descanso durante a semana, o equilíbrio entre trabalho, lazer e outras atividades tornou-se um desafio crescente, segundo dados do Instituto Locomotiva. Contudo, a falta de pausas afeta diretamente a capacidade de recuperação do corpo e da mente. Portanto, algumas estratégias e práticas de gestão de tempo, no entanto, ajudam a priorizar tarefas e criar uma rotina mais saudável.

Gerir melhor a rotina não deve ser encarado como uma forma de cumprir metas, mas de um meio para realizar atividades diárias, mantendo a saúde mental e física em dia. Abaixo, a especialista em organização pessoal Pati Penna aponta alguns caminhos a seguir.

Produtividade e pilares do autocuidado

Segundo Pati, que é pós-graduanda em Psicologia Positiva e Neurociências, alcançar uma vida mais produtiva exige foco em quatro pilares do autocuidado: sono, alimentação, pausas e atividade física. Estes elementos básicos formam a base para uma rotina equilibrada e eficiente, por isso durma o suficiente, faça exercícios regularmente e mantenha uma alimentação balanceada. Contudo, o corpo e a mente saudáveis são essenciais para um desempenho produtivo.

Ela sugere que, para aumentar a eficiência no trabalho, é necessário priorizar tarefas produtivas e reduzir distrações. Pati identifica três tipos principais de distrações que podem afetar o foco:

Distrações físicas: um ambiente desorganizado, com papéis e objetos espalhados, prejudica a concentração. Manter a área de trabalho arrumada, tanto no início quanto ao final do expediente, ajuda a criar um ambiente mais favorável à produtividade.

Distrações digitais: notificações de celular e abas abertas podem dispersar a atenção. “Limite o uso de redes sociais e mantenha apenas as abas essenciais. Estabeleça horários específicos para verificar mensagens e informe colegas ou familiares sobre horários de urgência,” recomenda.

Distrações sociais: no trabalho remoto, interrupções frequentes de familiares, crianças ou pets podem atrapalhar o foco. No entanto, em ambientes presenciais, o uso de fones de ouvido costuma indicar que você não quer ser interrompido, mas no home office isso nem sempre funciona. Contudo, para minimizar interrupções, é útil fazer acordos com a família, como colocar um aviso na porta do escritório.

Compreender as principais distrações já é um primeiro passo para otimizar o uso do tempo, e assim, adquirir uma sensação de bem-estar para sua vida.

Dicas para uma rotina mais produtiva

1) Planeje o seu dia

Criar uma lista de tarefas no início do dia ajuda a organizar o que precisa ser feito. Um estudo do Journal of Applied Psychology revelou que pessoas que usam listas de tarefas são 20% mais produtivas, devido à maior clareza sobre as atividades e objetivos do dia. Contudo, isso contribui para evitar a procrastinação e garantir que o foco esteja nas atividades certas.

2) Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em trabalhar em blocos de 25 minutos, seguidos por uma pausa de 5 minutos. No entanto, após quatro ciclos, recomenda-se uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Portanto, segundo a Harvard Business Review, essa abordagem pode aumentar a produtividade, ao alternar períodos de foco intenso com pausas curtas, o que ajuda a manter a concentração e evitar o esgotamento mental.

3) Faça pausas ativas

Pausas curtas durante o dia podem parecer perda de tempo, mas, na verdade, melhoram o desempenho. A saber, conforme a Time Hack Hero, pequenas pausas aumentam a capacidade de concentração em até 15%, especialmente em tarefas cognitivamente exigentes. Portanto, esses intervalos ajudam a aliviar o estresse e manter o foco.

4) Use a tecnologia de forma consciente

O uso excessivo de tecnologia e redes sociais pode consumir muito tempo. Segundo a GlobalWebIndex, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 45 minutos por dia nas redes sociais. Contudo, para evitar que isso prejudique a produtividade, estabeleça horários específicos para checar mensagens e se concentre nas atividades prioritárias.

5) Delegue e trabalhe em equipe

Delegar tarefas é uma maneira inteligente de otimizar a gestão do tempo. No entanto, conforme a pesquisa The State of the Workplace da Gallup, empresas onde os líderes delegam com eficácia têm 33% mais chance de serem mais lucrativas. Portanto, além de liberar tempo para atividades estratégicas, a delegação aumenta o engajamento da equipe.

6) Revise e ajuste suas práticas semanalmente

Reserve um tempo semanal para revisar tarefas concluídas e planejar a semana seguinte. Contudo, a American Psychological Association aponta que revisar periodicamente as práticas de gestão do tempo pode reduzir o estresse em até 25%, aumentando a sensação de controle e realização.

Mudanças aos poucos

Essas práticas simples podem trazer benefícios significativos para a gestão do tempo, promovendo maior produtividade e bem-estar. “Além de melhorar o desempenho no trabalho, contribuem para uma vida pessoal mais equilibrada, reduzindo o estresse e aumentando a sensação de realização. Pequenos ajustes na rotina são o primeiro passo para uma transformação que vai além da administração do tempo: trata-se de viver de forma mais eficiente e consciente”, finaliza Pati.

Fonte: ciclovivo