De acordo com dados da Trend Micro, o Brasil foi o segundo país mais vulnerável do mundo no quesito cibersegurança em 2023
O número de golpes em compras online tende a aumentar no Natal. Assim como acontece na Black Friday, nas semanas próximas ao feriado, os pedidos feitos em e-commerces crescem exponencialmente e, com isso, as fraudes também aparecem com mais frequência. De acordo com dados da Trend Micro, o Brasil foi o segundo país mais vulnerável do mundo no quesito cibersegurança em 2023, com registro de 45,9 bilhões de ataques cibernéticos apenas no primeiro semestre, ou seja, no final do ano, é preciso tomar mais cuidado ainda.
Para aplicar os golpes, é comum que os criminosos utilizem sites bastante similares aos de grandes empresas para enganar os consumidores ou tentem aplicar phishing técnica em que é enviado um link de compra falso com um texto persuasivo por mensagem, WhatsApp ou e-mail. Também costumam acontecer diferentes tipos de golpes por Pix na Internet. A seguir, confira seis dicas para se manter seguro e evitar fraudes durante as compras de final de ano.
1. Verifique se a loja é confiável
Antes de fazer uma compra de Natal online, é necessário checar se a loja é realmente confiável. Para isso, o consumidor pode verificar se o site em questão possui certificado SSL/TLS, representado pelo desenho de um cadeado, que fica na barra do navegador. O selo é responsável por garantir uma navegação segura, com menos riscos de roubo de dados.
Segundo o consultor e especialista em segurança digital da CertiSign Márcio D’Avila, contudo, o usuário deve clicar no símbolo do cadeado para ter certeza que o certificado SSL foi emitido para o site em questão. Isso porque os golpistas podem adicionar um cadeado em sites falsos, com o objetivo de enganar os compradores.
2. Atenção a promoções tipo “metade do dobro”
Outra dica fundamental para evitar golpes em compras online no Natal é conferir se os produtos estão realmente mais baratos. Com o aumento da procura, alguns sites podem tentar enganar consumidores com falsas ofertas, como as famosas promoções pela “metade do dobro”. Esse tipo de fraude ocorre quando uma loja aumenta o preço dos produtos para diminuir em seguida, criando um desconto falso.
Uma das formas de evitar cair nessa cilada é acompanhar a variação dos valores desde antes do Natal, para descobrir se realmente existe um desconto verdadeiro. Para isso, é recomendável usar sites comparadores de preço. Nas plataformas, é possível visualizar o histórico de valores de determinado item ao longo do tempo e seu preço em diferentes lojas.
3. Cuidado com cupons falsos
Quem vai comprar os presentes de Natal online também deve redobrar os cuidados em relação aos cupons de desconto. Isso porque muitas lojas fraudulentas podem oferecer falsos códigos de ofertas com o objetivo de chamar a atenção dos usuários e roubar seus dados. Sendo assim, sempre desconfie de sites suspeitos, principalmente os que pedem informações pessoais ou sigilosas para resgatar cupons. Para checar a credibilidade de um desconto, leia os termos e condições da loja e do próprio voucher e veja também no site oficial do e-commerce quais são as informações sobre a oferta.
4. Fique alerta a e-mails e mensagens com Phishing
Os internautas também devem ficar atentos com as mensagens de promoções de Natal enviadas por e-mail e celular. Se você não é inscrito na loja ou não reconhece o remetente, desconfie — já que a mensagem pode ser uma tentativa de phishing. Nesse tipo de golpe, os criminosos enviam links com promoções ou ofertas falsas que servem como iscas e, quando o usuário clica na URL, pode ter seus dados pessoais e bancários roubados.
Para evitar a fraude, é fundamental verificar atentamente o remetente da mensagem, além de checar se existem erros de português no conteúdo, principalmente no nome da loja ou do site indicado. Além disso, sempre evite clicar em links suspeitos, sobretudo os encurtados, já que é mais difícil saber qual será o redirecionamento. Antes de acreditar na promoção, os usuários devem sempre conferir no site oficial da loja em questão se a suposta oferta de Natal realmente existe.
5. Confira se não está caindo em algum golpe do Pix
Uma das fraudes mais comuns da Internet hoje em dia é o golpe do Pix, que pode aumentar durante as compras de Natal. Geralmente, os criminosos tentam alterar o destinatário do pagamento a partir de um acesso remoto chamado de “Golpe da Mão Fantasma”. Para não cair nesta armadilha, procure fazer compras apenas em sites ou aplicativos oficiais.
Além disso, para aumentar a segurança, instale um antivírus no celular. Assim, ao escanear o QRCode do Pix, veja com atenção todos os dados apresentados antes de concluir a operação, como o nome da pessoa ou empresa que vai receber o dinheiro, além do valor do pagamento.
6. Duvide de promoções absurdas
Por fim, os consumidores também precisam se atentar para as promoções absurdas, que parecem fora da realidade em comparação com outras lojas. Muitos criminosos utilizam falsas propagandas, oferecendo descontos surreais, para capturar a atenção dos internautas. Então, ao clicar no anúncio ou fazer uma compra no site, o usuário acaba caindo no golpe. Por isso, sempre procure fontes oficiais para descobrir se a promoção é verdadeira antes de fazer uma compra online no Natal.
Fonte: techtudo