País líder de velocidade da conexão 5G é a Coreia do Sul, uma média de download de 406 Mbps, megabits por segundo
O 5G no mundo ainda é novidade. Poucos países contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G standalone (SA). Ou melhor 5G “puro”, que deve começar a funcionar no Brasil a partir de 2022.
A maioria dos locais em que a conexão está disponível utiliza o padrão DSS. A sigla em inglês é o Compartilhamento Dinâmico de Espectro. Oferece, portanto, maiores velocidades. Utiliza, nesse sentido, a infraestrutura existente do 4G. É o caso de algumas cidades brasileiras, por exemplo.
A Ookla possui um levantamento com os países que oferecem planos 5G. Trata-se de uma consultoria que coleta dados sobre conexões de internet ao redor do mundo.
Disponibilidade do 5G no mundo, puro
A Opensignal disse que a maioria das redes 5G SA estão na China e que há um investimento intenso da tecnologia nos Estados Unidos pela operadora T-Mobile. Ela é outra empresa que analisa a qualidade das conexões de internet.
Segundo a empresa a tecnologia DSS é necessária para dar apoio à infraestrutura inicial da nova rede. Mesmo os locais que contam com o 5G puro.
Há operações do 5G SA em outras regiões, ainda em estágio inicial. É o caso de Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Japão, Kuwait, Singapura, Tailândia. Isso segundo comunicados de operadoras locais.
A novidade deve se expandir, portanto, ao longo do tempo no Brasil e no mundo. A expectativa, no entanto, é que as capitais brasileiras comecem a receber a rede mais sofisticada a partir de julho de 2022, por exemplo.
Qualidade do 5G no mundo atualmente
O 5G no mundo hoje oferece experiências que, em geral, são melhores do que o 4G. Mas ainda estão longe de atingir todo o potencial da tecnologia.
Isso porque as operadoras precisam, portanto, instalar antes e infraestrutura de fibra óptica para ampliar a qualidade da conexão e a cobertura, um processo que ocorre gradualmente.
Um relatório de setembro da Opensignal aponta que o país líder de velocidade da conexão 5G é a Coreia do Sul. O País traz, nesse sentido, uma média de download de 406 Mbps, megabits por segundo.
A consultoria registrou, portanto, picos de velocidade de 831 Mbps no país asiático. Ainda longe do potencial máximo da tecnologia, que poderia chegar a 10 Gbps (gigabits por segundo) em condições ideais.
A empresa verificou ainda a disponibilidade da rede, tempo que pessoas com celulares compatíveis passavam conectados ao 5G.
- Coreia do Sul – 28,1% do tempo
- Arábia Saudita – 26,6% do tempo
- Kuwait – 26,3% do tempo
- Hong Kong – 25,3% do tempo
- Estados Unidos – 20,8% do tempo
Em uma análise sobre o alcance das redes 5G, o campeão foi Hong Kong. Neste caso, a Opensignal levou, portanto, em consideração a proporção média de locais onde usuários se conectaram a uma rede 5G em relação a todos os locais que esses usuários visitaram, medida em uma escala de 0-10.
O dado ajuda a entender se a tecnologia está disponível em mais bairros.
- Hong Kong – 6,5
- Coreia do Sul – 6,1
- Kuwait – 5,4
- Estados Unidos – 5,2
- Holanda – 4,7
Fonte: tvbrasil/ wshow – foto: 10A Networks