Como bloquear contatos, recuperar conversas apagadas, tirar o online e mais: lista reúne cinco tópicos que você deve saber antes de usar o mensageiro da Meta; confira
1. O que acontece quando eu bloqueio alguém e/ou me bloqueiam
Quando você bloqueia alguém no aplicativo WhatsApp, sua foto de perfil mostrada para a pessoa. No lugar dela, o mensageiro passa a exibir uma imagem genérica.
Por isso, o seu “visto por último” também desaparece, assim como os conteúdos que você publica no “status” e na aba “recado”.
Além disso, o contato fica impossibilitado de te ligar ou tentar qualquer tipo de interação: as mensagens enviadas por ele nunca chegarão a você e, para o remetente, será mostrado um único check cinza ao lado do texto.
Assim, apesar do aplicativo não enviar notificações sobre o bloqueio, é possível identificar tais “pistas” que sugerem o encerramento da comunicação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/8/2/JTgXKwSyKASqFb2I7Amg/v-2023-01-04t171251.186.png)
2. O que acontece quando tiro print de mídias de visualização única
As mídias enviadas por visualização única não salvas na galeria do celular: só é possível abri-las uma única vez, e o conteúdo não compartilhado com outros contatos.
Para garantir ainda mais segurança, em novembro de 2022 o aplicativo WhatsApp lançou uma atualização que impede os usuários de fazer capturas de imagens ou vídeos recebidos por visualização única.
A medida ajuda a barrar o compartilhamento indevido das mídias, como no caso de fotos íntimas. Dessa forma, quando você dá um “print”, o Android salva apenas uma tela preta na galeria do celular.
No iPhone, por sua vez, o app de mensagens informa que a captura foi bloqueada para garantir maior privacidade.
3. Como tirar o online e o visto por último
Tirar o “online” e o “visto por último” do WhatsApp pode ser uma boa maneira de driblar aqueles contatos que você não deseja responder imediatamente.
Ao desabilitar esses recursos, é como se você estivesse usando o mensageiro de forma “invisível”, sem que as outras pessoas saibam que está ali naquele momento ou que vejam a última vez que acessou o aplicativo.
A função liberada em 2022 para toda a base de usuários do app e, para utilizá-la no Android, basta acessar o app de mensagens, tocar no ícone de três pontos na parte superior da tela e selecionar “Configurações”.
Em seguida, toque em “Privacidade” e “Visto por último e online” para escolher quem pode ver as informações.
No iPhone, acesse o mensageiro e selecione “Configurações”, no menu inferior. Depois, vá em “Conta” e em “Privacidade”.
Escolha, na aba “Visto por último e online”, quem pode ter acesso a essas informações Vale lembrar que o recurso é uma via de mão dupla: caso escolha a opção “Ninguém”, por exemplo, você também deixará de visualizar as informações de outras pessoas.
4. Como recuperar conversas apagadas
Caso tenha trocado de aparelho ou se arrependido de deletar um bate-papo, possível recuperar as conversas registradas no aplicativo de mensagens.
Vale dizer, contudo, que a ação só será possível para os usuários que tenham ativado anteriormente o backup automático na nuvem, através das configurações do mensageiro.
Para fazer isso no Android, acesse as “Configurações” do app de mensagens, toque em “Conversas” e, depois, em “Backup de Conversas”. Escolha uma conta do Google onde serão salvos os conteúdos e defina a frequência para que o backup automático realizado.
No iPhone, vá para “Ajustes” e selecione “Conversas” . Em “Backup de Conversas”, escolha “Auto backup” e defina o período para salvar seus bate-papos no iCloud.
Com a função ativada, recupere suas conversas desinstalando e instalando novamente o aplicativo de mensagens em seu celular. Basta configurar novamente o seu número de telefone e selecionar a opção de restaurar backup.
5. As Comunidades lançadas
A função de “Comunidades” deve chegar aos usuários brasileiros do aplicativo WhatsApp durante o ano de 2023, apresentando a possibilidade de criar um grupo principal com diferentes subgrupos de temáticas semelhantes, todos dentro do mesmo canal.
A ferramenta permitirá, por exemplo, que uma empresa tenha um único espaço para a interação de seus diferentes departamentos, de forma separada. Ainda será possível enviar o mesmo conteúdo para todos os subgrupos do mesmo canal, ou individualmente para cada um.
Vale mencionar que a novidade não funcionará como os grupos do Telegram, que públicos e encontrados facilmente através da barra de pesquisas.
Pelo contrário: para fazer parte, necessário ser adicionado por um administrador ou enviar uma solicitação de participação.
Fonte: techtudo