Vai preparar a ceia de Natal? Confira essas dicas para ter menos estresse e mais organização!
A ceia é aquele momento especial para reunir os familiares, saborear uma ave natalina (ou outros assados), apreciar um bom vinho e se deliciar com sobremesas típicas. No entanto, os preparativos para organizar o cardápio nem sempre são fáceis! Afinal, a lista de compras é extensa e precisa ser pensada cuidadosamente para evitar o estresse. Confira algumas dicas para um bom preparo da sua ceia de Natal.
Dessa forma, para ajudar você nessa missão, conversamos com Victor Isaac, coordenador do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac — Campos do Jordão (SP). O especialista separou algumas dicas infalíveis para facilitar a preparação da ceia de Natal. Confira:
1. Escolha o cardápio
A organização da ceia começa primeiramente pela definição do cardápio. Se possível, reúna seus familiares para escolherem juntos quais são os pratos preferidos de todos. Lembre-se de checar se haverá convidados vegetarianos, veganos ou com restrições alimentares, para assim garantir que todos possam aproveitar os quitutes natalinos.
É importante que o cardápio ofereça pelo menos uma proteína, um acompanhamento à base de vegetais e uma guarnição que contemple algum tipo de carboidrato — as opções clássicas são arroz, purê de batata e farofa. Mas é possível inovar também com batata-doce em chips ou abóbora com azeite e mel, por exemplo.
De acordo com Isaac, é possível planejar o menu de Natal com itens que funcionem em mais de uma forma de preparo (ou receita). “Carnes de aves são sempre muito versáteis. O frango atende desde um assado, para servir fatiado com um molho especial, ou desfiado em uma salada cremosa. Frutas também fazem parte dessa lista de ingredientes, pois compõem bem as guarnições e a mesa de sobremesas”, explica o especialista. Por fim, não se esqueça de pensar tanto em bebidas alcoólicas como em opções sem álcool.
2. Faça a lista de compras
Após definir o cardápio, o próximo passo é montar a lista com os ingredientes necessários. Tente fazer isso com o máximo de antecedência possível para aproveitar as promoções. Além disso, invista em insumos sazonais, que são mais fáceis de encontrar e não pesam tanto no bolso. Quanto à quantidade, em geral, são adotadas as seguintes medidas:
- Entradas: de 100 a 150 gramas;
- Prato principal com carnes: de 200 a 300 gramas;
- Cada acompanhamento: de 200 a 250 gramas;
- Sobremesa: de 200 a 250 gramas;
- Bebidas: de 200 a 800 ml por pessoa, dependendo do tipo de bebida.
3. Faça um checklist dos utensílios
Ao preparar os alimentos, você irá precisar, principalmente, de alguns aliados na cozinha. Abaixo, confira os utensílios que não podem faltar na hora de cozinhar:
- Facas de chef: para cortar carnes, legumes e outros ingredientes com precisão.
- Tábua de cortar: uma ou mais tábuas para evitar contaminação cruzada e facilitar o corte de diferentes alimentos.
- Panelas: conjunto de panelas e frigideiras de diferentes tamanhos para preparar pratos variados.
- Assadeiras e travessas: para assar carnes e servir alguns pratos. Assadeiras de diferentes tamanhos são muito úteis.
- Batedeira ou mixer: para preparar massas e misturas de sobremesas.
- Medidores: copos e colheres medidoras para garantir a precisão nas receitas.
- Espátulas e colheres de madeira: para mexer, servir e retirar alimentos de panelas e travessas.
- Ralador: para queijos, legumes ou temperos que podem ser ralados.
- Papel-toalha e toalhas de pano: para limpeza e secagem de utensílios e ingredientes.
- Termômetro de carne: para garantir que as carnes sejam cozidas na temperatura correta.
- Liquidificador: útil para preparar molhos, sopas e smoothies.
- Saca-rolhas e abridor de garrafas: para facilitar a abertura de bebidas.
4. Divida as tarefas
Para evitar a sobrecarga, também é importante definir entre os familiares quem ficará responsável pelos pratos ou por assumir algumas funções antes e no dia da ceia. “Divida as tarefas de acordo com as afinidades dos seus familiares, assim eles se sentirão à vontade para contribuir no jantar. Tem sempre aquela tia que faz bem a farofa, a sobrinha que faz bem a sobremesa, e assim por diante. Após feitas as divisões, estipule prazos, assim terão tempo para organizar a mesa com calma”, orienta o coordenador do Senac.
5. Envolva as crianças no preparo
Fazer a ceia com as crianças em casa é um grande desafio. Afinal, os pequenos sempre estão pedindo algo aos pais. Mas, para mantê-los entretidos, uma boa opção é convidá-los para participar do preparo dos alimentos. Assim, eles podem se divertir decorando biscoitos com glacê e confeitos ou ajudando na finalização dos brigadeiros.
Seguindo todas essas dicas, certamente a sua ceia de Natal será muito mais tranquila e saborosa!
Fonte: revista crescer