Você está visualizando atualmente 5 conselhos de Steve Jobs que definem uma vida bem-sucedida
Jobs passou muito tempo pensando sobre a natureza da inteligência para ser capaz de identificar pessoas inteligentes e mantê-las ao seu redor

5 conselhos de Steve Jobs que definem uma vida bem-sucedida

Cinco aprendizados para ter uma vida bem-sucedida marcaram especialmente Jeff Haden, colunista do Inc e autor

Steve Jobs morreu há 12 anos, ainda assim, muitas pessoas continuam buscando os conselhos do cofundador da Apple para aplicar em suas vidas, especialmente quando se trata de criatividade, inovação, empreendedorismo e liderança.

Cinco aprendizados para ter uma vida bem-sucedida marcaram especialmente Jeff Haden, colunista do Inc e autor do livro “The Motivation Myth: How High Achievers Really Set Themselves Up to Win” (“O Mito da Motivação: Como Grandes Empreendedores Realmente se Preparam para Vencer”, em tradução livre). Veja a seguir:

Inteligência

Segundo Haden, Jobs passou muito tempo pensando sobre a natureza da inteligência para ser capaz de identificar pessoas inteligentes e mantê-las ao seu redor. E engana-se quem pensa que isso tem a ver com memória. Para ele, um dos sinais claros de inteligência é a capacidade de de uma pessoa de enxergar as situações em perspectiva. “Enquanto outros tentam descobrir como ir do ponto A ao ponto B, lendo esses pequenos mapas, você pode vê-lo na sua frente”, disse Jobs. “Você pode fazer conexões que parecem óbvias para você, porque você pode ver a coisa toda.” Sendo assim, o empresário achava que as pessoas mais inteligentes se destacavam por fazer conexões, e isso só é possível vivendo experiências diferentes. Com isso, elas são capazes de tomar decisões mais certeiras.

Liderança e responsabilidade

Quando um grupo de funcionários foi promovido a cargos de diretoria da Apple, Jobs contou a seguinte história a eles: em uma situação em que percebesse que o lixo em seu escritório não está sendo esvaziado, ele naturalmente exigiria uma explicação do pessoal de limpeza, que poderia responder que a fechadura da porta foi trocada e não havia como entrar, o que é uma explicação razoável.

No entanto, um diretor não pode ter empecilhos ao seu trabalho. “Quando um funcionário se torna vice-presidente de departamento, ele ou ela deve abandonar todas as desculpas para o fracasso. Um vice-presidente é responsável por qualquer erro que aconteça e não importa o que digam.”

Há uma crença de que o sucesso ou o fracasso são determinados por fatores externos, em especial, pelas ações de outras pessoas. No entanto, isso não é completamente verdade. É possível controlar a si mesmo. Ou seja, é fundamental agir como se o sucesso ou o fracasso dependessem completamente das suas próprias ações: se você alcançar o sucesso, será por sua própria conquista. Se você falhar, também será sua responsabilidade.

Perseverança

“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos dos malsucedidos é pura perseverança. É muito difícil. Você coloca muito da sua vida nisso”, acreditava Jobs. A perseverança é apenas um fator para alcançar qualquer objetivo que valha a pena. Haden lembra que é possível aprender habilidades, como vendas e liderança. “O sucesso na maioria das atividades não requer talento. oAliás,  sucesso simplesmente requer habilidade e experiência que você pode ganhar.”

Começar seu próprio negócio

Jobs acreditava que todos deveriam experimentar o empreendedorismo, mesmo que fosse como uma atividade extra. Assim, seu conselho sobre empreendedorismo serve para qualquer pessoa: ser dono de algo por um longo período de tempo é uma forma de assumir responsabilidades e aprender com os erros de suas próprias decisões. “Sem a experiência de realmente fazê-lo, a pessoa nunca fica tridimensional”, disse Jobs.

Dinheiro

Quando tinha 25 anos, Jobs já tinha um patrimônio líquido de US$ 100 milhões ou mais. “Decidi então que não deixaria que isso arruinasse minha vida. Não há como você gastar tudo e não vejo a riqueza como algo que valida minha inteligência”, disse o empresário. Segundo ele, embora o dinheiro facilite muitas coisas, existe um ponto em que ter mais posses não torna as pessoas mais felizes. Portanto para Jobs, o objetivo era ganhar a vida fazendo o que amava. No entanto, a definição de “vida” é algo pessoal. Porém, uma vez que você alcança um certo nível de sucesso financeiro, é importante se esforçar para amar o que faz.

Fonte: revistapegn