Veja como transformar a gestão do seu negócio pode garantir competitividade
A gestão financeira é atualmente o principal desafio para donos de micro e pequenas empresas no Brasil, segundo uma pesquisa elaborada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Estímulo, fundo de impacto social de apoio a pequenos empreendedores. Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento financeiro deixa de ser apenas uma formalidade e se torna um diferencial estratégico para a sua empresa, que deseja crescer.
Nesse sentido, o Maurício Galhardo, sócio na F360 (plataforma de gestão financeira para varejistas e franquias), aponta 4 passos essenciais para elaborar um plano financeiro estratégico que irá transformar a gestão da sua loja, franquia ou PMEs. Confira!
1. Controle financeiro completo
O primeiro passo é garantir um controle financeiro robusto. Assim, isso começa com um orçamento bem estruturado. Mais do que uma mera projeção de números, o orçamento é como uma bússola que orienta as decisões estratégicas do seu negócio. “Ao mapear receitas e despesas de forma clara, você obtém a previsibilidade necessária para alinhar suas metas e reduzir riscos ao longo do ano”, conforme Maurício Galhardo.
2. Planejamento estratégico
Desse modo, para onde vai o seu dinheiro? Você sabe exatamente onde está investindo seus recursos? Um planejamento financeiro detalhado permite identificar os setores da empresa com maior potencial de retorno, ajudando a realocar recursos de maneira inteligente. “Essa clareza é essencial para guiar os próximos passos da sua empresa, especialmente em tempos de incerteza”, de acordo com o especialista.
3. Redução de custos e maximização de lucros
Outro ponto crítico é buscar formas de economizar sem comprometer a qualidade. “Simplificar processos e renegociar contratos pode liberar recursos que serão melhor aproveitados em outras áreas”, de acordo com o profissional. Ao mesmo tempo, procure maximizar seus lucros, seja por meio de uma precificação estratégica ou aumentando a produtividade. Pequenos ajustes podem gerar grandes resultados.
4. Monitoramento contínuo
Um bom planejamento financeiro não é algo fixo. Assim, ele deve ser ajustado continuamente com base nos resultados obtidos. Ferramentas de monitoramento financeiro ajudam a tomar decisões rápidas e precisas, permitindo que você reaja às mudanças do mercado com agilidade.
Transformando números em estratégia
Por fim, mais do que uma soma de receitas e despesas, um planejamento financeiro sólido é uma estratégia que conecta a visão do seu negócio aos resultados desejados. Não espere as demandas do mercado te pegarem despreparado. Dessa forma, comece hoje mesmo a implementar essas práticas e transforme a gestão financeira da sua empresa. Os negócios mais bem-sucedidos são aqueles que sabem alinhar planejamento, controle e execução.
Fonte: uol