Você está visualizando atualmente 1º Festival Surdolímpico oferece varias atividades na capital MS
O 1º Festival Surdolímpico vai oferecer atividades esportivas para pessoas com deficiência auditiva, em Campo Grande.

1º Festival Surdolímpico oferece varias atividades na capital MS

Festival vai oferecer atividades esportivas para pessoas com deficiência auditiva

A primeira edição do Festival Surdolímpico, acontece no sabado (4), promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

Dessa forma, o evento acontecerá no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, popularmente conhecido como Poliesportivo da Vila Almeida, em Campo Grande, das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

O objetivo é proporcionar uma tarde de vivências em três modalidades esportivas (badminton, futebol society e handebol), oportunizando à pessoa surda a iniciação e aproximação com esporte Surdolímpico.

Por isso, haverá demonstração de fundamentos e regras com dois professores de Educação Física surdos: Eduardo Favaro e Tiago Marçal. Mas, as atividades serão destinadas a crianças (acima de 12 anos), jovens e adultos.

A expectativa é de que cerca de 200 crianças e jovens participem do Festival

“O esporte e a inclusão andam juntos. Então, queremos através desse evento que pessoas surdas e com qualquer tipo de deficiência auditiva vivenciem o esporte e o percebam como uma ferramenta capaz de fortalecer a autoestima e o bem-estar”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.

“Com a orientação de profissionais de Educação Física capacitados, o Festival tem a finalidade de evidenciar, principalmente a crianças e jovens, que o esporte é uma forma de melhorar a condição de vida, conseguir reconhecimento na sociedade e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Por isso, no Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo Censo de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, a surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos.

Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo.

Serviço

Evento: 1º Festival Surdolímpico

Local: Centro Poliesportivo Mamede Assem José – Av. Eng. Amélio Carvalho Baís, 1.890 – Vila Almeida, Campo Grande

Data: 4 de março (sábado)

Horário: 14 às 17 horas

Entrada gratuita

 

Fonte: gov.ms