Você está visualizando atualmente UPAVET e Centro de Acolhimento cuidam dos animais da capital
UPAVET oferecerá atendimentos para prevenção de doenças, atendimento clínico, tratamentos clínicos e ambulatoriais

UPAVET e Centro de Acolhimento cuidam dos animais da capital

Campo Grande vai contar agora com Unidade de Pronto Atendimento Veterinário – UPAVET e o Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais com programas, projetos, ações, atividades, eventos e campanhas

A administração municipal investirá na construção da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário – UPAVET e o Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais. A programação de entrega está prevista para este ano. A implantação das unidades proporcionará diversos serviços para atender os tutores de animais domésticos, as ONGs, protetores Independentes e famílias em vulnerabilidade social.

Nesse sentido, os programas, projetos, ações, atividades, eventos e campanhas serão criados. Abril Laranja, Dezembro Verde e Pet em Família vão conscientizar e sensibilizar a população. Todos se pautarão na educação do bem-estar dos animais. Isso para diminuir, portanto, o abandono, maus-tratos e a vulnerabilidade dos animais.

UPAVET e atendimentos para prevenção de doenças

A UPAVET oferecerá atendimentos para prevenção de doenças, atendimento clínico, tratamentos clínicos e ambulatoriais. Aqui inclui exames laboratoriais, exames de imagem e cirurgias de urgência e emergência para caninos e felinos.

A estrutura planejada contará, dessa maneira, com parcerias das instituições de ensino para aprimoramento dos acadêmicos das áreas relacionadas à medicina veterinária, biologia, zootecnia e psicologia. Agrega, nesse sentido, mais serviços e oportunidades para que Campo Grande. Torna-se, então, uma referência na gestão dos temas relacionados ao Bem-Estar Animal.

Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais acolhe e reabilita

O Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais terá capacidade para acolher e reabilitar, cães e gatos vítimas de maus-tratos e abandono. Prevê funcionamento para 2022. Sua estruturação conta com programas de reabilitação não só físicos como também reabilitação de alterações de comportamento para que os animais sejam ressocializados.

Ações de Educação para o Bem-Estar Animal por meio de programas e atividades focadas no conceito das 5 Liberdades dos Animais e Saúde Única também estão nas agendas.

Programas e Projetos

A Subsecretaria lançou importantes programas e projetos no ano de 2021. Proporcionou, portanto, grandes avanços. O Projeto Subea Itinerante prestou, no entanto, serviços de atendimento aos animais acolhidos em ONGs, domicílios de protetores independentes, lares temporários e animais tutelados por munícipes em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

As Feiras de Adoção realizadas ao longo do ano de 2021 proporcionaram a adoção de mais de 350 animais que viviam em situação de acolhimento por serem vítimas de maus-tratos.

Já o programa de Castração expandiu, nesse sentido, os serviços de castração ao oferecer 600 procedimentos por mês. E o Censo Populacional realizou-se pela primeira vez no município. Cadastrou mais de 100 entidades da organização da sociedade civil.

O Programa Banco de Ração e Utensílios para animais recebeu, por outro lado, doações de pessoas físicas e jurídicas.

Campanhas de Bem-Estar Animal

Um das principais campanhas realizadas durante o ano foi o Abril Laranja. Trata-se do mês de prevenção contra a crueldade animal. A Campanha do Agasalho Animal beneficiou, no entanto, para famílias e animais em vulnerabilidade: caminhas, cobertinhas, tapetes, casacos pets, ração e utensílios.

Já a Campanha Dezembro Verde realizou-se no mês de conscientização contra o abandono e maus-tratos. Levou, portanto, cerca de 5 mil pessoas para os Altos da Av. Afonso Pena, juntamente com seus animais.

Para acompanhar e saber mais sobre as atividades da Subsecretaria do Bem-Estar Animal basta acessar as redes sociais, facebook e instagram ou também pelo site clicando aqui.