Você está visualizando atualmente Saiba como fazer uma playlist virar um sucesso
Mais uma dica para quem quer fazer sucesso com suas playlists é usar as redes sociais para divulgar entre o pessoal

Saiba como fazer uma playlist virar um sucesso

Experimente fazer umas playlists colaborativas, escute sugestões e, depois, organize a ordem para fluir melhor

Independentemente da plataforma (Tidal, Spotify, Youtube, Deezer, Napster etc.), uma boa playlist tem alguns ingredientes que podem ajudar a ser um sucesso entre os amigos e até entre pessoas desconhecidas que chegaram até você.

O verão está chegando e é hora de mostrar para a galera as músicas que descobriu ao longo de todo o ano, curtiu e agora quer que geral aproveite também.

Veja como fazer a sua de playlist de sucesso

Defina o que você quer

O primeiro passo é pensar no objetivo da sua playlist, afinal de contas, para tudo existe uma trilha sonora – e captar os sentimentos que uma música desperta é essencial para definir onde e quando usá-la.

Então você tem que saber: é para festa com amigos ou família? É para malhar ou relaxar? Para ouvir enquanto conversa com as pessoas ou a música é a atração da hora? É para curtir sozinho ou em grupo?

Conquiste a galera

Sabe a parte de entender o objetivo da playlist? Você também tem que entender seu público e usar a identificação como uma forma de agradar.

Não vale muito querer mostrar de cara aquela música que você descobriu aleatoriamente de um artista muito desconhecido, a não ser que o objetivo seja esse. As pessoas naturalmente têm resistência a uma mudança brusca, então vá com calma nas novidades, mas chegue com muito apelo.

Comece com umas músicas que todo mundo conhece e que tem a energia do momento. Entre essas, aí você coloca uma que tem a ver com aqueles sons, mas que talvez não seja tão conhecida. Mas o objetivo maior é o público mesmo.

saiba-como-fazer-uma-playlist-virar-um-sucesso

Toque, não troque

Ninguém gosta daquela pessoa que fica trocando de música a cada dez segundos, a ponto dos mais distraídos acharem que é propaganda do YouTube.

Deixe a música rolar até o final. Fazer uma playlist não é ser DJ, o dinamismo tem que ser pela própria escolha musical, então dá play e tranquiliza um pouco. Se é uma festa, dá pra reorganizar a ordem conforme as pessoas respondem, mas você também tem que curtir, né?

O formato da playlist

As playlists de maior sucesso (sim, existe análise disso) têm começo, meio e fim. Não pode ser gigante a ponto de cansar, nem muito curta para ficar repetitiva. As pesquisas dizem que entre 30 e 40 músicas é o ideal, numa projeção de duas horas (a depender, claro, das músicas escolhidas).

Além disso, a ordem é algo que pode ajudar a prender as pessoas. Uma boa dica é evitar quebras bruscas, procurando músicas com elementos parecidos e colocando-as próximas, guiando quem ouve para algo mais conhecido.

Por exemplo: entre um rap com base de piano e um rap com base de guitarra, coloque um que tenha arranjo de piano e guitarra entre os dois. Isso vai deixar a lista fluida.

A boa primeira impressão

Essa é uma dica que vale, principalmente, para alcançar os desconhecidos. Na busca por uma playlist, muitas pessoas podem encontrar aquela que você fez, então ter uma boa cara pode fazer as pessoas conhecerem e ficarem no seu canal.

Para isso, faça uma capa massa que mostre o sentimento daquela playlist, algo que identifique. Escolha um nome e descrição que tenham o termo principal das buscas, mas que não pareça uma playlist genérica.

Inclua o estilo musical (rap, funk, forró, pop etc.); algo que defina o tempo (2022, clássicos, 2010s); algo que define o sentimento ou o grupo (“para relaxar”, “dos cria”, “diva”, “malhar” etc.). A dica geral é: seja criativo.

Use suas redes sociais

Mais uma dica para quem quer fazer sucesso com suas playlists é usar as redes sociais para divulgar entre o pessoal. Nesses casos é possível que você consiga alcançar pessoas em momentos do dia específicos, deixando sua playlist mais direcionada.

Por exemplo: você faz um post bem cedo falando “manhã de sol merece uma boa música para começar o dia” e coloca o link daquela sua playlist que se chama “Manhã de Rock” e uma capa colorida em tons de vermelho e amarelo e uma guitarra. Isso vai chamar a atenção da galera.

Esse é o poder das redes sociais: comunicar com as pessoas em qualquer momento do dia e a qualquer distância.

Não seja egoísta

Essa é para os encontros ou festas, pois todo mundo gosta de mostrar um som diferente. Então deixa a galera brincar também e compartilhar suas músicas.

Experimente fazer umas playlists colaborativas, escute sugestões e, depois, organize a ordem para fluir melhor. Além disso, das indicações vem muita coisa legal que você pode curtir e expandir seu gosto.

Fonte: ndmais