Você está visualizando atualmente Naviraí realiza Campanha de Prevenção do Câncer Bucal 2022
O objetivo da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é levar orientações educacionais e preventivas sobre as lesões para todos do município.

Naviraí realiza Campanha de Prevenção do Câncer Bucal 2022

Campanha de Prevenção do Câncer Bucal 2022

O objetivo da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é levar orientações educacionais e preventivas sobre as lesões bucais, em especial ao Câncer, que tem grandes chances de cura, quando diagnosticados em sua fase inicial.

Então, durante as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, as Equipes de Saúde Bucal das 11 ESF (Estratégias de Saúde da Família), Centro de Saúde Dr. Antonito Pires de Souza (antigo Varjão), realizaram a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal.

Por isso, o Câncer Bucal é mais comum em homens acima de 40 anos de idade, sendo causado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarro, má higiene bucal, próteses mal adaptadas, HPV ou excesso de sol sem proteção.

Conselho Regional de Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grossso do Sul (CRO-MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveram em Campo Grande, a abertura da Campanha nos dias 07 e 08 de Novembro, com várias palestras com temas relevantes sobre o Câncer Bucal.

Em Naviraí, a Gerente de Núcleo de Assistência Odontológica, responsável pela Coordenação da Saúde Bucal de Naviraí, organizou uma capacitação com os dentistas da Atenção Primária.

Então, sobre os temas abordados em Campo Grande, sendo realizada pela Dra. Janaine – Odontologa da ESF Pe. Antônio Koreman, que participou do evento ocorrido.

Por exemplo, nos meses do Outubro Rosa e Novembro Azul as equipes de saúde bucal trabalharam em parceria com as ESFs, em horários normais e horários estendidos (noturnos), além doa atendimentos odontológicos, realizando a campanha de Prevenção do Câncer Bucal.

Por isso, as orientações coletivas e individuais sobre higiene bucal, palestras sobre a prevenção do câncer de boca e também realizando os exames clínicos/físicos por cirurgiões-dentistas.

Sendo assim, procurando identificar algum sinal de indicação de lesão pré ou cancerizável e encaminhando para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II) para biópsia, quando detectadas lesões suspeitas, com o objetivo do diagnóstico precoce da doença.