Você está visualizando atualmente Leonardo DiCaprio parabeniza indígenas pelas vitórias nas eleições
Após a votação de domingo (2), a câmara terá 5 deputados indígenas, um recorde histórico

Leonardo DiCaprio parabeniza indígenas pelas vitórias nas eleições

Guajajara foi eleita por São Paulo com 156.966 votos, já Xakriabá vai representar Minas Gerais após receber 101.154 votos

O ator e ativista Leonardo DiCaprio parabenizou as indígenas Sonia Guajajara (PSOL) e Célia Xakriabá (PSOL) pelas vitórias na disputa pelo cargo de deputada federal.

“Parabéns para @GuajajaraSonia na conquista de uma cadeira no Congresso brasileiro, fazendo história como a primeira mulher indígena eleita como deputada federal. Essa representação é essencial para garantir que os direitos dos povos indígenas, os guardiões de nossas florestas, sejam reconhecidos e cumpridos”, diz DiCaprio em post.

No entanto, diferente do publicado por DiCaprio, Sonia Guajajara não foi a primeira deputada federal indígena eleita. Na verdade, ela foi a primeira deputada federal eleita por São Paulo.

Ao postar uma imagem de Xakriabá, ele também escreveu: “A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com essas líderes incríveis”.

Assim, Guajajara foi eleita por São Paulo com 156.966 votos, já Xakriabá vai representar Minas Gerais após receber 101.154 votos.

Após a votação de domingo (2), a câmara terá 5 deputados indígenas, um recorde histórico. Os eleitos foram:

  • Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  • Juliana Cardoso (PT-SP)
  • Paulo Guedes (PT-MG)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Sônia Guajajara (PSOL-SP)

Sônia Guajajara, Célia Xakriabá, Juliana Cardoso e Silvia Waiãpi: as mulheres indígenas eleitas para a Câmara - Arte UOL/Divulgação

Entretanto, única indígena que tem mandato na atual legislatura, Joênia Wapichana (Rede-RR), não foi reeleita.

Engajado nas eleições brasileiras

Aliás, antes das eleições, Leonardo DiCaprio já tinha se manifestado sobre a política brasileira ao convocar os jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor.

Além disso, o movimento foi bem forte entre artistas nacionais e internacionais, como Mark Ruffalo, no primeiro semestre.

“O Brasil é o lar da Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá importa para todos nós e votação entre jovens é chave em motivar mudanças por um planeta saudável”, escreveu em inglês o astro de “Não olhe para cima” (2021) em abril.