Você está visualizando atualmente FIM DAS BUSCAS: Destroços indicam “implosão catastrófica” do submarino Titan
Os restos do Titan serão recolhidos e avaliados pelas autoridades competentes, só assim será possível saber o que realmente aconteceu

FIM DAS BUSCAS: Destroços indicam “implosão catastrófica” do submarino Titan

O protótipo desapareceu no domingo (18), com uma série de notícias desencontradas sobre o tema

As buscas pelo protótipo de submarino desaparecido chegaram ao fim na quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA afirmou que encontraram destroços na área de buscas pelo Titan, nome do veículo. Não há sobreviventes.

A descoberta feita com o uso de uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic, que naufragou em 1912. O grupo realizou uma viagem de 3,8 km de profundidade para ver o local onde a embarcação havia afundado.

Assim, o protótipo desapareceu no domingo (18), com uma série de notícias desencontradas sobre o tema. Até onde se sabia naquele momento, os tripulantes poderiam estar vivos e com um estoque de oxigênio para mais alguns dias de buscas.

Entretanto, os quase quatro mil metros de profundidade e o frio subaquático reduziram as expectativas de que seria possível encontrar o grupo ainda com vida a cada hora que passava.

Os cinco tripulantes a bordo do Titan eram:

  • Hamish Harding, empresário britânico
  • Paul-Henri Nargeolet, mergulhador francês
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês
  • Sulaiman Dawood, filho de Shahzada
  • Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate, a fabricante do submarino

 

O que aconteceu afinal com o submarino Titan?

De acordo com as autoridades responsáveis pela operação de buscas do submarino, embora seja cedo para cravar o que aconteceu com o Titan, os destroços indicam que pode ter havido uma implosão.

John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, contou em coletiva de imprensa que o casco da cabine de pressão do submarino achado partido em três pedaços. “Foi uma implosão catastrófica”, afirmou.

“Vamos continuar investigando, mas é um caso muito complexo que temos pela frente. Acredito que as perguntas vão ter respostas mais adiante”, disse Mauger.

De acordo com ele, as investigações não serão encerradas agora que os destroços foram encontrados. Os restos do Titan serão recolhidos e avaliados pelas autoridades competentes, só assim será possível saber o que realmente aconteceu.

Mauger disse ainda que alguns profissionais envolvidos nas buscas terão desmobilização nas próximas 24 horas e o trabalho deve fazer remotamente no oceano. Ele não deu prazo para o encerramento total da operação.

Fonte: seudinheiro.