Você está visualizando atualmente Equipe do Senai MS visita Instituto Fraunhofer na Alemanha
Depois de participar da feira de tecnologia para indústria no mundo, a delegação do Senai MS visitou o Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

Equipe do Senai MS visita Instituto Fraunhofer na Alemanha

A instituição tem como principal objetivo criar ponte entre a produção acadêmica e a indústria

Depois de participar da principal feira de tecnologia para indústria no mundo, a delegação do Senai Mato Grosso do Sul visitou, no (26), uma das 76 unidades do Instituto Fraunhofer, na Alemanha. A instituição tem como principal objetivo criar ponte entre a produção acadêmica e a indústria e é a inspiração para criação dos Institutos Senai de Inovação.

Por isso, conforme o diretor-regional, Rodolpho Caesar Mangialardo, a equipe teve a oportunidade de conhecer a estrutura para transformação de resíduos como fraldas descartáveis, máscaras faciais e peças de computadores para produção e energia.

“´É um negócio fantástico! Tudo isso transformado em bio óleo e biodiesel, como o ISI Biomassa faz. Mas a matéria prima deles é lixo de maneira geral”, explicou.

Dessa forma, em Três Lagoas, município localizado na região leste de Mato Grosso do Sul, funciona, desde 2014, o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa). A unidade é um das 28 espalhadas pelo Brasil. Além de inspiração, o Instituto Fraunhofer foi um dos parceiros para instalação das estruturas.

2021

O ISI Biomassa passou por uma avaliação de maturidade de processos, realizada in loco pela organização Alemã, e se destacou no que diz respeito à gestão e qualidade do atendimento à indústria.

A pesquisa que levou o Senai de MS para o Instituto na Alemanha de utilidade prática é o cerne de todas as atividades desenvolvidas pela Fraunhofer-Gesellschaft. Fundada em 1949, a organização desenvolve pesquisas aplicadas que impulsionam o desenvolvimento econômico e servem a um benefício mais amplo para sociedade.

Por isso, seus serviços são solicitados por clientes e parceiros contratuais na indústria, setor de serviços e administração pública.

Atualmente, a instituição mantém 76 institutos e unidades de pesquisa. A maioria dos mais de 30 mil funcionários são cientistas e engenheiros qualificados, que trabalham com um orçamento de pesquisa anual de 2,8 bilhões de euros. Mas, desse montante, quase 2,5 bilhões de euros gerados através da pesquisa por contrato.

Na semana passada, a delegação do Sistema Fiems, formada por diretores da Federação das Indústrias e representantes do Senai e do CIN (Centro Internacional de Negócios), participaram da principal feira de tecnologia para indústria no mundo.

Sendo assim, a Feira Industrial de Hannover é realizada na Alemanha e, neste ano, aconteceu entre os dias 17 e 21 de abril de 2023, com o tema “Transformação Industrial – Fazendo a Diferença”. O evento contou com mais de 4 mil expositores e 80 mil visitantes.

Fonte: progresso