Você está visualizando atualmente CAMPO GRANDE: Área privada pode dar início a criação de parque natural
O projeto do parque natural busca assegurar o fomento à prática esportiva, cultural e de lazer, a ampliação, a conservação e manutenção

CAMPO GRANDE: Área privada pode dar início a criação de parque natural

O projeto 10.664/22, é de autoria dos vereadores Carlos Augusto Borges e William Maksoud

Vereadores de Campo Grande analisam e votam o projeto de lei que autoriza a prefeitura a permutar áreas públicas com a empresa concessionária de energia do Grupo Energisa e proprietários rurais da região da bacia do córrego Ceroula, na quinta-feira (17), com a proposta, pretende o executivo municipal a criação e construção de um Parque Natural Municipal da Capital. Sendo assim, o projeto 10.664/22, é de autoria dos vereadores Carlos Augusto Borges e William Maksoud.

Assim, o local da bacia abrange a Cachoeira do Céuzinho, Cachoeira do Inferninho, Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais e tem como objetivo, segundo parlamentares, garantir a “preservação dos ecossistemas naturais. Possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de lazer recreativo sustentável”.

Além deste projeto de lei, outros dez, também, serão analisados na sessão da Câmara.

Criação do Parque Natural

Em primeira discussão, os vereadores votam o Projeto de Lei 10.441/21, que autoriza o município a instituir o Projeto de Apoio às Bandas e Fanfarras. Aliás, a proposta é do ex-vereador Ademir Santana e dos vereadores Carlos Augusto Borges e Ronilço Guerreiro. Contudo, convênios, distribuição de instrumentos musicais e promoção de festivais são algumas das ações previstas.

Ainda está pautado para votação, em primeira discussão, o Projeto de Lei 10.675/22, do vereador Dr. Victor Rocha, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Vida Saudável. Portanto, o projeto busca assegurar o fomento à prática esportiva, cultural e de lazer, a ampliação, a conservação, a manutenção e a modernização dos campos de futebol, das quadras poliesportivas e espaços públicos que permitem sua utilização pela população.

Entretanto, terá votação ainda o Projeto de Lei 10.450/22, de autoria do vereador Dr. Loester, que dispõe sobre a divulgação de informações relativas ao contrato de locação nos imóveis locados pela administração pública no Município de Campo Grande. Assim, o objetivo é ampliar a transparência, mantendo placa indicativa com os dados da locação, como data e valores.

Os vereadores avaliam ainda o Projeto de Lei 10.443/21, que institui o Programa Censo da Inclusão, em Campo Grande. Além disso, a proposta do vereador Otávio Trad visa identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Segunda discussão 

Outras quatro propostas serão apreciadas. Terá votação o Projeto de Lei 10.353/21, do vereador Betinho, que declara de utilidade pública o projeto Dorcas Guerreiras em Cristo. Aliás, a entidade desenvolve projetos e ações sociais, culturais, esportiva e profissionalizantes para crianças, adolescentes, jovens, adultos e a seus familiares, no fortalecimento e integração de seus associados. Despertando nos mesmos a importância das ações coletivas, zelando pela qualidade de vida, inclusive no atendimento a população nas áreas da atenção básica a saúde.

Também votam o Projeto de Lei 10.756/22, que denomina de “Enedino Borges do Rego”, a rotatória localizada no Bairro União, em Campo Grande. A proposta presta homenagem à família e a memória de Enedino, mais conhecido como “Seu Borges”. Que desde fevereiro de 1984 viveu com sua família no Bairro União. Tendo sido um dos primeiros moradores da localidade. Aliás, o projeto é de autoria do vereador Otávio Trad.

Os vereadores votam ainda o Projeto de Lei 10.521/22, que institui a AEL (Academia Estudantil de Letras), em Campo Grande. O projeto é do vereador Ronilço Guerreiro. A AEL terá objetivo de assegurar a promoção do acesso à cultura, o desenvolvimento do interesse pela leitura, a inclusão social e o desenvolvimento da competência leitora e escritora.

Consta ainda em segunda discussão a votação do Projeto de Lei 10.742/22, que dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Advogado, a ser comemorado no dia 11 de agosto. A proposta é do vereador Dr. Sandro, assinado também pelos vereadores Otávio Trad, Beto Avelar e Edu Miranda.

Única discussão

Em única discussão, os vereadores votam o Projeto de Decreto Legislativo 2.365/22, que outorga a Medalha Dr. Rui De Oliveira Luiz ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, pelos relevantes trabalhos se destacando no combate à criminalidade. Portanto, a proposta é de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Assim, também terá votação o Projeto de Decreto Legislativo 2.485/22, que concede o Título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande José Mauricio Pereira. Tendo exercício em mandatos por lutas comunitárias no Município de Cuiabá (MT). A proposta é do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Fonte: PM de Campo Grande