Você está visualizando atualmente Campão Cultural terá workshops de arte graffiti e shows
O objetivo é incluir as comunidades no Festival Campão Cultural para que este possa ser abraçado por elas e gerar uma integração entre bairros e centro durante o Campão

Campão Cultural terá workshops de arte graffiti e shows

Thallitha, mais conhecida como Tita é uma das artistas ministrantes

O Festival Campão Cultural em sua 2ª edição, que acontece de 8 a 15 de outubro de 2022, terá o Circuito Comunidades, que levará ações a quatro regiões periféricas da nossa capital oportunizando e integrando-as ao festival e suas ações culturais.

O objetivo é incluir as comunidades no festival para que este possa ser abraçado por elas e gerar uma integração entre bairros e centro durante o Campão. Assim, promovendo geração de renda, formação e outros fomentos.

Nas ações do Circuito Comunidades a Fundação de Cultura por meio do Núcleo de Artes Visuais abre quatro workshops de mural Arte Show com a participação de crianças e adolescentes. Aliás, selecionados pelas comunidades que, juntos com dois artistas grafiteiros regionais convidados farão seus murais. Assim sendo, um por comunidade que se tornará acervo público e artístico cultural.

Cronograma das ações no Campão Cultural:

10/10/22 – 9h/12h – Jardim Noroeste, Local: Praça do Noroeste/CRAS Endereço: Rua Indianápolis c/ Rua Barbacena- com a artista grafiteira Thallitha Leal (Tita)

11/10/22 – 9h/12h – Bairro Dom Antônio Barbosa, Local: Praça Central do Dom Antônio Barbosa Endereço: Rua Lúcia dos Santos c/ Rua Anselmo Seligardi (Dom Antônio Barbosa) com o artista grafiteiro Victor Macaulin (Hero)

12/10/22 – 9h/12h – Bairro Santa Emília, Local; Praça do bairro Santa Emília, Endereço: Rua Antônio Ignácio de Souza c/ rua Iconha c/ rua Adauto Barbosa com a artista grafiteira Thallitha Leal (Tita)

13/10/22 – 9h/12h – Bairro Coophatrabalho, Local: Associação de Moradores do Bairro Coophatrabalho, Endereço: Rua Florestal c/ Rua Pequi com o artista grafiteiro Victor Macaulin (Hero)

Sobre os artistas ministrantes:

Thallitha, mais conhecida como Tita, mulher negra, Comerciante, Designer, Cadista, Artesã, Pintora, Grafiteira, Muralista e fazedora de Cultura! No ano de 2014 conheceu o movimento do graffiti e a partir do ano de 2015 começou a desenvolver sua arte. Faz parte do movimento de graffiti de rua pela cidade, integrante da Crew Corre das Minas, coletivo de mulheres do Brasil inteiro e representa o estado de Mato Grosso do Sul, e desde então pintando murais pelos bairros periféricos em Campo Grande MS, afim de levar arte, cor e alegria para as pessoas da periferia.

Victor Macaulin (Hero) – Campo-grandense, Artista Visual e Angoleiro, iniciou no movimento do Graffiti em 2014 desenvolvendo pinturas murais em bairros. Centros comunitários e escolas da capital. Em 2017 ingressa no curso de artes visuais na UFMS. Portanto, onde os estudos direcionaram à questionamentos sobre a relação do artista com a sociedade. E com o meio ambiente, partindo de onde este se encontra. Aliás, os estudos sobre arte urbana e muralismo mexicano auxiliaram na pesquisa sobre a pintura mural. E posteriormente sobre a confecção das tintas a partir da coleta de pigmentos naturais.

Arte nas questões sociais

A partir de 2019 surgem os primeiros trabalhos em papelão com pigmentos vegetais e minerais e nas paredes da capital com terra, argila, carvão e cinzas. Associados as tintas acrílicas e sintéticas como uma nova poética urbana onde se busca valorizar a estéticas dos estilos de letras de Graffiti. Sendo o WildStyle e 3D como base de estudos. Assim como na busca da valorização da ancestralidade, das nossas raízes Afro indígenas. Além disso, são referências do modo de ver e viver e também na busca de conscientizar sobre nossas ações. Do uso e desuso que se faz com o meio ambiente e das questões sociais.

Roberta Miranda no Festival Campão Cultural

Roberta Miranda fala pela primeira vez sobre morte de Marília Mendonça: 'Muitas vezes eu me vi em você' - Jornal O Globo

A cantora sertaneja Roberta Miranda será uma das atrações do 2º  Festival Arte e Cultura de MS – Campão Cultural, que será realizado de 8 a 15 de outubro, em Campo Grande, com entrada gratuita.

Sendo assim, a apresentação da artista está prevista para o dia 11 de outubro, dia do aniversário de Mato Grosso do Sul, na Esplanada dos Ferroviários, na Avenida Calógeras.

A contratação da sertaneja paraibana foi publicada (15) do Diário Oficial do Estado. Segundo o contrato, a cantora deverá realizar um show de uma hora e vinte minutos no evento, a partir das 21h50. Aliás, o valor do contrato é de R$ 137 mil.

Outras atrações não foram divulgadas. Quanto ao show da sertaneja, o contrato não menciona qual é a turnê que Campo Grande vai receber, mas a cantora tem rodado o País sem deixar de lado seus sucessos como “Meu dengo”, “Chuva de Amor” e “Vá com Deus”.

Roberta Miranda tem mais de 36 anos de história como cantora e é considerada pelo público como a “Rainha Sertaneja”.

Mais informações sobre Artes Visuais no Campão Cultural pelo telefone: (67) 3316-9172.

Fontes: DiárioDigital, ArteeCultura, Progresso